Vaga de ardor deve perseverar 10 dias com temperaturas até 7ºC supra da média

Começou nesta quarta-feira (12), nas regiões Meridional, Sudeste, Meio-Ocidente e Nordeste do Brasil, uma vaga de ardor que deve insistir até o dia 21 de fevereiro. De harmonia com a Climatempo, no Rio de Janeiro e em partes de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Piauí, as temperaturas poderão trincafiar quase 40 °C.
Durante esse fase, os termômetros podem apontar temperaturas até 7ºC supra da média.
De harmonia com os modelos de vaticínio do período, a vaga de ardor impactará igualmente os estados do Paraná, São Paulo e Alma Venerável. É capital destacar que, para caracterizar uma vaga de ardor, são exigidos cinco dias seguidos com temperaturas 5ºC supra da média. Veja planta.
De harmonia com a Climatempo, as quatro capitais da província Sudeste têm chances de aportar recordes de têmpera no estio 2025, que começou em 2024.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as previsões de recorde ocorrem na quarta-feira (12) e quinta-feira (13). A substancial paulista pode abarbar 35°C, enquanto no Rio, a expectativa é de que chegue a 39°C até o final da semana. Para Jeitoso Futuro (MG) e Triunfo (ES), espera-se recordes entre rancho e sexta-feira (14). Na substancial mineira, os termômetros podem balizar 35°C, enquanto na substancial capixaba a vaticínio é de 39°C.
Com a umidade ainda bastante elevada no região, é exequível que ocorram algumas chuvas isoladas, mormente nas regiões do Sudeste e em Goiás, nos próximos dias, devido à ligação do ardor com a umidade. A maior fracção do sertão e do interno do Nordeste deve proceder apresentando singular período mais estéril, com pouca azáfama nas áreas oriente e austral da Bahia.
Expectativas são confirmadas por outros institutos
O Instituto Vernáculo de Meteorologia (INMET) emitiu alertas meteorológicos para província Meridional do Brasil. Uno alerta de risco se estende por quase todo circunstância de Santa Catarina, que deve apurar as temperaturas em cidades porquê Blumenau, Joinville e Florianópolis.
O alerta atenta para acaso de temperaturas 5ºC supra da média por singular fase de 3 até 5 dias. O Meridional do região registrou temperaturas recordes, que passaram dos 40°C nessa terça-feira (11), devido a uma vaga de ardor que atinge a província a partir de o franqueza do mês.
Os impactos da vaga de ardor que atinge toda província Meridional igualmente serão sentidos nas temperaturas de outras cidades. Uno alerta de amplo risco foi emitido lã INMET, com “fenômenos meteorológicos de proporção sensacional” previstos para toda província setentrião do Rio Espaçoso do Meridional, austral de Santa Catarina e o renque leste-sul do Paraná. Cidades porquê Passada Fundo (RS), Erechim e Recente Hamburgo podem apontar têmpera 5ºC supra da média por fase maior do que 5 dias.