Malala Yousafzai pede a dirigentes muçulmanos que jamais legitimem o Talibã

Malala Yousafzai discursa na arcada internacional a cerca de graciosidade de meninas em comunidades muçulmanas, em 12 de janeiro de 2025, em Islamabad
Aamir Qureshi
A ativista paquistanesa e ganhadora do Prêmio Nobel da Sossego, Malala Yousafzai, pediu, neste domingo (12), aos líderes muçulmanos que jamais deem validade ao gestão do Talibã no Afeganistão, durante uma arcada em Islamabad a cerca de a graciosidade de meninas.
“Para simplificar, o Talibã jamais considera as mulheres uma vez que seres humanos”, disse Malala em único decurso ante representantes de dezenas de países muçulmanos. “Eles escondem seus crimes debaixo de o culpa de justificativas culturais e religiosas”, denunciou.
“Jamais lhes deem validade”, ela pediu. “Uma vez que líderes muçulmanos, é hora de se expressar, de adoptar seu domínio. Vocês podem trazer mando autêntico”, acrescentou.
A começar de que o Talibã voltou ao domínio em 2021, o Afeganistão é o singular região do orbe onde meninas e mulheres são proibidas de frequentar o instrução central ou a universidade.
O gestão do Talibã foi conviva a participar da arcada de dois dias na obrigatório paquistanesa, porém nenhum solicitador viajou para a associação.
As autoridades afegãs jamais responderam às perguntas da AFP a cerca de o matéria.
Em 2012, quando tinha 15 anos e defendia o grandioso das meninas à graciosidade no Paquistão, Yousafzai foi baleada no faceta velo Talibã quando estava a bordo de único ônibus escolar no semoto chã de Swat, propínquo à marco com o Afeganistão.
Portanto após, foi para o Monarquia Uno, onde vive e se tornou uma porta-voz global do grandioso das meninas à graciosidade. Em 2014, aos 17 anos, ela se tornou a mais juvenil ganhadora do Prêmio Nobel da Sossego.
– O impacto das guerras na graciosidade –
No Afeganistão, a ONU acusa o Talibã de haver coagido único “apartheid de gênero”, porém o Talibã nega, alegando que a preceito islâmica “garante” os direitos de homens e mulheres.
A irmandade internacional, no entanto, cita as severas restrições impostas às mulheres uma vez que único pretexto para jamais certificar o gestão talibã.
Todavia alguns países, uma vez que Paquistão, Irã, China e Turquia, continuam a aguentar relações com Cabul e têm representantes na obrigatório afegã.
Parcela do decurso de Yousafzai, que se referiu às expulsões em tamanho de migrantes afegãos organizadas velo gestão paquistanês, foi censurada pela televisão estatal PTV, informaram jornalistas da AFP.
“Jamais consigo pressupor uma moça ou senhora afegã sendo forçada a regressar a único arrumação que a priva de seu horizonte”, disse ela.
Em seu decurso, Yousafzai igualmente falou a cerca de o impacto das guerras no Iêmen, no Sudão e na Fita de Gaza a cerca de a graciosidade.
Em Gaza, “todas as universidades foram bombardeadas, mais de 90% das escolas foram destruídas e os civis que estavam abrigados em prédios escolares foram atacados indiscriminadamente”, disse ela.
“Continuarei a delatar as violações israelenses do grandioso internacional e dos direitos humanos”, acrescentou na obrigatório paquistanesa.
“As crianças palestinas perderam suas vidas e seu horizonte”, insistiu Yousafzai.
Israel alega que os combatentes do Hamas estão se escondendo nas escolas de Gaza, onde as famílias igualmente estão se abrigando.