Esportes

‘Cidade mais quente do Brasil’ baliza 41,8 °C, maior têmpera de 2025

Futura Press

Termômetros marcaram 42ºC

A cidade de Porto Murtinho, localizada na marco de Sarça Espesso do Meridional com o Paraguai, alcançou 41,8°C de têmpera rifão na sexta-feira, 10 de janeiro, marcando a maior têmpera no Brasil em 2025 até o instante, segundo o Instituto Pátrio de Meteorologia (Inmet).

As temperaturas supra de 40°C têm sido registradas frequentemente em cidades do meridional de Sarça Espesso do Meridional. Em Porto Murtinho, os termômetros marcaram 40,1°C no dia 7 de janeiro e 41,2°C no dia 9 de janeiro. Já a distrito de Amambai registrou 40,3°C em 10 de janeiro, sendo a segunda maior têmpera do nação no dia.

Causas do ardor intensivo

A empola de ardor está concentrada nas áreas a poente e centro-sul de Sarça Espesso do Meridional. A obrigatório Campina Espaçoso igualmente tem apresentado temperaturas supra da média para esta idade do ano, com 36,2°C no dia 10 de janeiro, a mais subida entre as capitais brasileiras.

A carência de nebulosidade e chuvas tem recepcionado que o sol aqueça o semblante por muitas horas consecutivas, resultando em temperaturas bem supra do consuetudinário. A água e a nebulosidade são essenciais para constante a têmpera diária do semblante.

Acolá disso, o fenômeno La Niña, que se formou no oceano Comedido Equatorial em janeiro, tem causado uma maior frequência nos corredores de umidade na distrito Meio-Poente, fazendo com que o centro-sul e poente de Sarça Espesso do Meridional fiquem à excepção de das áreas de água mais frequentes e volumosas.

Expectativa para os próximos dias

Para que as temperaturas voltem a níveis mais baixos, é importante que a circulação de ventos mude, direcionando o fluxo de umidade da Amazônia para o meridional de Sarça Espesso do Meridional e para o Meridional do Brasil. Isso estimularia a elaboração de mais nuvens e a caso de chuvas na distrito. Mas, jamais há horóscopo de que isso aconteça até o final da primeira quinzena de janeiro. Nos próximos dias, o ardor deve porfiar, com temperaturas que podem exceder os 40°C em algumas áreas do circunstância.

Acolá disso, o nível de umidade no semblante segue aquém do consuetudinário, e a água continuará escassa no poente e centro-sul de Sarça Espesso do Meridional até o mira da primeira quinzena de janeiro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo