Esportes

Gestão quer assinalar extensão do orçamento de Saúde e Atenção a  2,5%

Foto: Vinicius Loures/Tertúlia dos Deputados

Ministro Fernando Haddad

O  Ministério da Herdade
está considerando insuflar mudanças nas regras orçamentárias para saúde e cortesia. A teoria é alinhar o propagação dessas despesas com as limitações fiscais, que atualmente permitem singular extensão genuíno de até 2,5% ao ano nos gastos federais. A comunicação é da Penca de São Paulo. 

Segundo singular membro da equipe econômica, os pisos de saúde e cortesia seriam limitados a singular propagação genuíno de 2,5%, seguindo as mesmas diretrizes do esqueleto fiscal. Lá disso, estão sendo analisadas alterações nas regras de certos benefícios previdenciários, porquê o adminículo por inexperiência temporária, que poderiam ser desvinculados do vencimento mínimo.

Essas mudanças estão sendo estudadas em canal à pressão do administração para mostrar medidas de estabilidade fiscal através do controle das despesas, em seguida focar por singular fase considerável na procura por acrescentar as receitas. Os Ministérios da Herdade e do Planejamento estão elaborando iniciativas para serem apresentadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

As alterações são consideradas necessárias porque os pisos de saúde e cortesia, definidos na Formação, estão crescendo mais apressadamente do que outras despesas. Atualmente, o piso de saúde corresponde a 15% da prescrição manante líquida, enquanto o de cortesia representa 18% da prescrição líquida de impostos.

Sem mudanças, prevê-se que o dimensão para outras despesas seja totalmente utilizado até o final da dez. Isso poderia comprometer a formalidade estabelecida lã Ministério da Herdade no lisura do administração Lula.

O Erário Pátrio já sugeriu a modificação dos pisos para se alinhar ao esqueleto fiscal e estudou a eventualidade de mudar o cômputo da prescrição manante líquida para desacelerar o propagação das despesas. Essa mendicância de harmonização foi mencionada pela primeira turno lã Ministério da Herdade em abril de 2023.

O ponto é pacífico politicamente, principalmente considerando a histórica resguardo da esquerda por mais investimentos nessas áreas. O atual ministro da Herdade, Fernando Haddad, foi ministro da Atenção nos governos Lula e Dilma Rousseff.

As mudanças nos pisos de saúde e cortesia foram propostas anteriormente lã ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, durante o administração Bolsonaro, todavia nunca avançaram.

Quer permanecer por incorporado das principais notícias do dia? Clique  cá e faça fracção do nosso meato no WhatsApp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo