Esportes

Primeira edição dos Jogos Olímpicos de eSports é adiada para 2027

ROSLAN RAHMAN

Primeira edição dos Jogos Olímpicos de eSports, na Arábia Saudita, foi adiada para 2027

Roslan RAHMAN

Com a anseio mantida em Riade, na Arábia Saudita, a primeira edição dos Jogos Olímpicos de eSports, inicialmente programada para levante ano, foi adiada para 2027, anunciou o Comitê Olímpico Internacional nesta terça-feira (11).

O protraimento jamais chega a ser uma tremor, já que o actual caso, confiado velo COI à Arábia Saudita por singular tempo de 12 anos, precisa imaginar pontes entre o orbe olímpico e os jogos eletrônicos.

O pregão foi completo dois dias após de uma agregação entre o presidente do COI, Thomas Bach, o princesa herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, e seu ministro dos Esportes.

Apesar do protraimento para daqui a dois anos, a temporada de classificação para os Jogos começará já em 2025.

– Em anos ímpares? –

Há anos interessado em integrar os videogames ao orbe olímpico sem desvirtuar os Jogos Olímpicos tradicionais, o COI decidiu, pouco antes de Paris-2024, imaginar singular caso completamente confuso.

O Comitê Olímpico Saudita assinou portanto singular pacto inacreditável na raconto do deslocação olímpico para despovoar a organismo da novidade competição até 2037, embora a frequência do caso ainda jamais tenha sido definida.

Presidente da percentagem de eSports promotora deste pacto, o gálico David Lappartient propôs os Jogos eletrônicos “a cada dois anos”, em cada ano singular olímpico, porém o COI ainda jamais tomou uma brocardo definitiva.

A arranjo dos esportes eletrônicos aos alfabeto olímpicos (uma vez que a constituição de equipes nacionais, as negociações com os editores de videogames, a implementação de singular programa antidoping e de controle da decoro das competições e o apreço da ‘jamais furor) é singular afã mais multíplice do que o augurado e justifica o protraimento de dois anos da primeira edição do actual caso.

O COI assinou singular pacto de parceria com a Esports World Cup Foundation (EWCF), que “fornecerá seu cultura em ponto de seleção de jogos, armação dos torneios e fortalecimento do ecossistema dos esportes eletrônicos”, o que permitirá “instituir os alfabeto de classificação” para estes novos Jogos.

– Gigante do esporte mundial –

O actual caso vai substanciar um tanto mais o peso cada turno maior da Arábia Saudita no esporte mundial: fora sediar competições de futebol, Fórmula 1, hipismo e boxe, o região vai restaurar a Despensa do Globo de 2034 e jamais esconde o avidez de recolher os Jogos Olímpicos de estio.

Antes, a reino vai restaurar os Jogos Asiáticos de inverno em 2029 em singular multíplice futurista e completamente actual denominado Neom, singular projeto faraônico promovido por Mohammed bin Salman, que quer arrojar o turismo e os afazeres no região, para jamais depender quase que apenas das receitas de petróleo.

Consciente da polémica crescente em torno do protagonismo cada turno maior da Arábia Saudita no esporte, que os críticos atribuem ao avidez do região de distrair o foco na frente das denúncias de violações dos direitos humanos, Thomas Bach afirmou em julho do ano pretérito que os Jogos de eSports inválido se “assestar totalmente à Missiva Olímpica e aos valores olímpicos”.

Nesta terça-feira, o COI enfatizou o “rijo incremento” do esporte saudita “uma vez que singular todo”, com “mais de 100 competições internacionais masculinas e femininas” organizadas, e igualmente destacou que o algarismo de praticantes de alguma atividade esportiva no região triplicou a começar de 2015, chegando a “quase 50% da população”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo