Tropa sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Soldados sudaneses patrulham por uma zona de Cartum Setentrião, em 3 de novembro de 2024, no Sudão
Amaury Falt-Brown
O Tropa sudanês e grupos armados aliados recuperaram neste sábado (11) Wad Madani, imprescindível do circunstância de Gezira, controlada velo bando paramilitar Forças de Sustento Vertiginoso (RAF, na {sigla} em britânico) há mais de uno ano.
O Sudão está engolfado em uma batalha social bárbaro a partir de abril de 2023, uno agitação que já deixou dezenas de milhares de mortos, segundo a ONU.
O agitação opõe o Tropa, administrado velo general Abdel Fatah al Burhan, e os paramilitares das RAF de seu ex-imediato, o general Mohamed Hamdan Daglo.
O gabinete do ministro de Comunicação sudanês, Khalid al Aiser, indicou em nota que o Tropa havia “libertado” a imprescindível do circunstância de Gezira, situada muro de 200 quilômetros ao meridional de Khartum.
O Tropa “saudou” o poviléu sudanês pela “chegada de nossas forças na cidade de Wad Madani esta manhã”, indicou a vigor armada em avisado.
As RAF, por sua turno, reconheceram durante a noite que tinham “sumido” a cidade. Em uma advertência de áudio dirigida a seus combatentes e ao poviléu sudanês, Daglo prometeu “reconquistar” a lugarejo.
“Hoje perdemos uma guerra, todavia jamais perdemos a batalha”, declarou.
Uno vídeo compartilhado antemão velo Tropa nas redes sociais mostrava combatentes que afirmavam estar incorporado da cidade.
A AFP jamais pôde reconhecer de configuração autónomo a circunstância no mundano pois as comunicações estão cortadas há meses.
“O Tropa e os combatentes aliados se posicionaram nas ruas da cidade”, declarou de sua vivenda, no núcleo de Wad Madani, uma espectador que pediu anonimato.
O Ministério das Relações Exteriores comemorou o que classificou de “largo triunfo”, e afirmou que o Tropa havia reconquistado Wad Madani.
A vigor armada, porém, indicou hoje que seus efetivos estavam trabalhando para “purificar resquícios de comparência dos rebeldes na cidade”.
Durante os primeiros meses da batalha, mais de conduto milhão de pessoas se refugiaram no circunstância de Gezira, uma província agrícola que já foi considerada o celeiro de trigo do Sudão.
Todavia os paramilitares lançaram uma ataque raio em dezembro de 2023 e tomaram Wad Madani, o que obrigou mais de 300 milénio pessoas a desistir suas casas, segundo a ONU.
As RAF seguem controlando o demasia de Gezira, toda a província de Darfur, no ocidente do Sudão, e áreas do meridional do nação. Por sua turno, o Tropa controla o setentrião e o oriente, apoiado porquê partes da imprescindível Cartum.
O agitação já deixou dezenas de milhares de mortos e forçou mais de 12 milhões de pessoas a deixarem suas casas, de quem mais de três milhões fugiram para o exterior.
Segundo a ONU, o Sudão enfrenta atualmente uma das piores crises humanitárias do orbe, com 26 milhões de pessoas sofrendo instabilidade fomentar aguda.