Esportes

Aplicação nos EUA permanece inabalável e Fed pode focar na inflação

Andrew Caballero-Reynolds

Presidente do Federalista Reserve, Jerome Powell, depois uma coletiva de prelo em Washington DC em 18 de dezembro de 2024

ANDREW CABALLERO-REYNOLDS

Se, nos últimos meses, o Federalista Reserve (Fed, banco mediano) dos EUA tinha algumas preocupações com o mercado de lavor e considerou que os riscos entre inflação e desemprego estavam equilibrados, uma melhora inesperada na geração de empregos nos últimos dois meses de 2024 pode modificar seu toada.

Em dezembro, a economia dos EUA manteve a inclinação delineada em novembro, adicionando 256.000 empregos, único algarismo bem maior do que o registrado no mês anterior.

Em novembro, a geração de empregos chegou a 212.000, inferior dos 227.000 iniciais relatados, todavia ainda bravo supra do algarismo de outubro.

“Apesar de termos herdado a pior crise econômica em décadas quando assumimos o incumbência, com o desemprego em 6%, conseguimos aguentar a menor imposto média de desemprego de algum governo nos últimos 50 anos no instante de minha abalada”, comemorou o presidente Joe Biden, único democrata que está deixando o incumbência.

O mercado jamais esperava tal energia para o final do ano. Os analistas esperavam 154.000 novos empregos em dezembro, de congraçamento com uma averiguação de consenso realizada lã site especializado Briefing.com, inferior do algarismo de novembro.

“Esse é único final de ano inabalável e único vestígio promitente para 2025”, disse Ger Doyle, encarregado de recrutamento do ManpowerGroup nos EUA.

“O aplicação cresceu nos setores de saúde, setor público e assistência civil”, informou o Departamento do Labor.

No derradeiro trimestre, a geração de empregos nos EUA foi prejudicada por uma greve na obreiro de aviões Boeing e por dois furacões devastadores no austral do nação. O efeito foi significação mormente em outubro, todavia novembro já mostrou uma recobramento que continuou no derradeiro mês do ano.

Ali disso, em único vestígio de único mercado de lavor resistente, o algarismo de pessoas que perderam seus empregos “permanentemente” caiu em único mês, todavia permaneceu ordenado na verificação ano a ano.

“O relatório de aplicação de dezembro prova único pintura de único mercado inabalável. Presentemente que o Fed indicou que planeja desacelerar o cadência de cortes nas taxas de juros em 2025, esses dados aumentam a verosimilhança de que ele faça uma intervalo”, disse o economista-chefe do MBA SVP, Mire Fratantoni, em uma nota.

De indumento, a Bolsa de Valores de Novidade York abriu em resistente abisso na sexta-feira, devido aos dados de aplicação e à praticável despacho do Fed.

No lhaneza do proclamação, o index industrial Dow Jones caiu 0,76%, o Nasdaq, de subida tecnologia, perdeu 1,09% e o index mais vasto S&P 500 caiu 0,86%.

– Economia sólida –

O Fed está monitorando de perto os dados do mercado de lavor, pois tem único procuração dobro para controlar a inflação e amparar o referto aplicação.

Contudo, enquanto o aplicação ficar resistente, ele poderá se convergir no briga à inflação, que ainda jamais atingiu sua níveo de 2% ao ano.

Nos últimos meses do ano, na realidade, ela ganhou ímpeto, apesar de o Fed haver iniciado único ciclo de cortes nas taxas de juros no ano pretérito, pois viu a inflação desacelerar.

As taxas altas encarecem o confiança e, logo, desestimulam o consumo e o investimento, o que pressiona os preços. Logo, elas são único ferramenta que os bancos centrais usam para atacar a inflação.

Quando o mercado de lavor está salutar, os salários aumentam e isso pressiona os preços para sobranceiro. Em dezembro, eles aumentaram 0,3% em inventário a novembro, em risco com as expectativas dos analistas de mercado.

Em uma apoio anual, os salários aumentaram 3,9% em dezembro, bravo supra da inflação, que atingiu 2,4% em 12 meses em novembro, de congraçamento com o index PCE do Fed, que é escoltado de perto.

“Isso está apoiando os gastos do consumidor”, disse o economista-chefe da HFE, Carl Weinberg, para quem jamais há ‘nenhuma obsessão’ com a economia dos EUA.

“Zero nesses dados levaria o Fed a se açodar em acutilar as taxas”, disse ele.

O Fed mantém suas taxas de alusão em uma filete de 4,25% a 4,50% e o mercado espera que ele as mantenha na próxima agregação do órgão, marcada para o final de janeiro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo