Automobilismo feminino no Troféu Ayrton Senna de Kart

[object Object]
As finais do Troféu Ayrton Senna de Kart ocorreram neste sábado (8), no Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o Speed Park.
Singular dos destaques dessa edição foi a participação feminina, com quatro garotas no grid.
Leticia Pagy e Marcella Assumpção, da F4 Júnior, Anna Luiza Casquilho, da F4 Sprinter, e Isabelly Melniski, na Mini 2T, estiveram na rastro demonstrando suas habilidades.
Apesar do algarismo ainda ser plebeu, a comparência feminina em campeonatos de automobilismo tem acrescentado nos últimos anos.
No Troféu Ayrton Senna jamais foi alterado! Na cerimônia de buraco, que antecedeu o derradeiro dia de atividades do caso, acolá das homenagens a Ayrton Senna pelos 30 anos de sua abalada, igualmente ocorreram algumas premiações individuais.
“Eu acho bem precípuo a participação feminina em provas de automobilismo, porque somos bem poucas. Do ano pretérito para aqui, aumentou em 1%, o que já é singular algarismo expressivo, todavia que pode apurar. Fico bem próspero em domínio participar de singular caso porquê o Troféu Ayrton Senna e a seletiva do FIA Girls On Track”, comentou Letícia Pagy.
O troféu Power Woman foi entregue a Anna Luiza Casquilho, piloto de Caraguatatuba (SP). Nas classificatórias da camada F4 Sprinter, ela terminou em aposento local na primeira demonstração e em sétimo na segunda.
Neste domingo (9), o Speed Park será o tablado da segunda seletiva do FIA Girls On Track, recebendo 45 pilotos de todas as idades. A vencedora ganhará uma onda no Campeonato Brasiliano de Kart, que ocorrerá em outubro, no Kartódromo Internacional de Birigui (SP).
Bia Figueiredo, presidente da Percentagem Feminina da Aliança Brasileira de Automobilismo, comentou a respeito de a alargamento do esforço feminino nas corridas.
“Recebi esse duelo do Giovanni Batalha de assumir a Percentagem Feminina de Automobilismo para expor mais mulheres para o esporte. Cá em Birigui (SP), realizamos a segunda edição do FIA Girls On Track, a primeira aconteceu no ano pretérito, e vamos detrás de meninas no kart, trabalhando a partir de a esteio.”
“Temos no campeonato brasílico de 20 a 30 meninas, o que ainda é singular algarismo curto, todavia acho que isso tem uno as mulheres para acompanhar curso.”
Vencedora do FIA Girls On Track de 2023, Anna Luiza Casquilho comentou suas expectativas para a segunda seletiva: “Eu espero pleitear com outras meninas bem boas, em uma peleja acirrada”.
Os troféus foram entregues por Tamires Ferrari, diretora executiva do Speed Park, e Ricardo Gracia, organizador do TAS.