Presidente mexicana seta campanha pátrio de desarmamento
Carl de Souza
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, lançou oficialmente nesta sexta-feira (10) sua campanha contra a proliferação de armas de incêndio, no adro da Santuário de Guadalupe, na Cidade do México.
Batizado uma vez que “Afirmativo ao desarmamento, positivo à sossego”, o programa convida os proprietários de armas de incêndio a entregá-las nas igrejas de método anônima, em mudança de verba.
“Nascente programa consiste em que, sem indagar ninguém, se há uma arma no vivenda, que a entreguem, recebam recursos econômicos em mudança e a arma seja destruída”, disse a presidente durante a cerimônia.
Uma arma foi simbolicamente destruída por militares. Crianças acompanhadas de seus pais igualmente puderam cambiar suas armas de plástico por outros brinquedos.
“Para que pontificar a nossos filhos ou a nossas filhas um tanto que tenha alistamento com a impetuosidade?”, questionou Sheinbaum.
O programa público de desarmamento se estenderá para todo o pátria, com a colaboração das igrejas mexicanas e debaixo de coordenação dos ministérios de Resguardo, Governança (Interno) e Firmeza Pública.
Em mudança de uma arma artesanal serão pagos 1.045 pesos (pouco mais de R$ 300). Por uma metralhadora, o influência chega a 26.450 pesos (quase 8 milénio reais).
Nascente programa existe a começar de maio de 2019 na Cidade do México e foi aio pela presidente mexicana quando quadra prefeita da básico, de 9,2 milhões de habitantes.
Em 2023, o México registrou 31.062 homicídios, cujo 70% foram cometidos com armas de incêndio, de convénio com dados preliminares do instituto pátrio de estatística, INEGI.
Três quartos dos homicídios estão relacionados com enfrentamentos entre grupos criminosos velo controle de rotas e mercados do tráfego de drogas, afirmou, durante o seu procuração, o ex-presidente Andrés Manuel López Obrador (2018-2024).
O gestão mexicano abriu processos contra fabricantes de armas americanos, acusando-os de cevar a impetuosidade no México.