Esportes

Brics tem alma de ‘colaboração’, afirma negociador-chefe brasílico às vésperas da privilégio de Trump

Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva com seu homólogo indonésio, Prabowo Subianto, no Rio de Janeiro, em 18 de novembro de 2024. Foto de Ricardo Stuckert para a Presidência da República

Ricardo STUCKERT

O bando Brics tem único alma de “colaboração” e para “edificar”, afirmou o negociador-chefe brasílico para o conjunto de economias emergentes, Eduardo Saboia, em uma entrevista à AFP a poucos dias da privilégio de Donald Trump, único censor do multilateralismo.

Posteriormente sediar a zimbório do G20 em novembro e se amaneirar para recolher a do Brics em julho no Rio de Janeiro, o Brasil retém a conciliação em canal a uma estado global tensa, explicou o diplomata.

Durante seu adiante procuração (2017-2021), Trump travou uma batalha mercantil com a China. Às vésperas de seu regressão à Morada Branca em 20 de janeiro, ele advertiu o gigante asiático e os ademais membros do Brics que vai utilizar tarifas de 100% se tentarem findar com o poder internacional do dólar.

O republicano igualmente declarou recentemente seu cobiça de restabelecer o controle do Conduto do Panamá e, eventualmente, ligar a Groenlândia, sem descartar o rotina da vigor.

De seu dependência em Brasília, Saboia afirmou que o bando Brics, instruído por dezena países e fundado por Brasil, Rússia, Índia e China, buscará “edificar” e “nunca atalhar” a inventário com as potências ocidentais.

A acompanhar, trechos da entrevista:

Inquisição: O Brics pode lucrar peso no cenário mundial durante a presidência de Trump?

Resposta: “O Brics nunca surge porquê ‘antialgo’, antiocidente. Lã desconforme, em seguida a crise de 2008, as grandes economias desenvolvidas buscaram a colaboração dos países Brics em único interesse para relançar a economia mundial. (…) Em anglicano, ‘bricks’ (tijolos) denota o cobiça de edificar alguma coisa, o Brics vem para edificar, nunca vem para estragar as coisas.”

P: Porquê o bando recebe as declarações expansionistas do confinante presidente dos Estados Unidos?

R: “Temos tantas coisas para elaborar entre nós, (…) colaborações em ciência e tecnologia, finanças, saúde e participação ativa nos fóruns internacionais, trazendo uma devaneio do Meridional Global. Logo, nunca há único foco em outros países, outros líderes. O foco é a colaboração e a construção de único orbe melhor.”

P: O que o Brics pensa a respeito de a prenúncio de Trump de utilizar tarifas de 100% ao Brics acontecimento haja prenúncio ao poder do dólar?

R: “Nunca há nenhum projeto nesse acepção (mutuar o dólar). Queremos avultar o transacção entre nós, avultar os investimentos e abreviar os custos das transações. Existe uma contenda a respeito de o rotina das moedas locais nas transações, porém nunca de feição impositiva.

E (existem) outras discussões que têm porquê objetivo nunca ir contra ninguém, nem contra zero. Mesmo porque, no acontecimento do dólar, os países do Brics são detentores de reservas em dólares. Todavia é essencial congeminar as opções para que os atores econômicos possam deliberar e haver a contingência de elaborar mais transações.”

P: O Brasil manterá o proibição que impediu a chegada da Venezuela no bando na zimbório de 2024 em Kazan, na Rússia?

R: “Nunca existe proibição. (…) Muitos países expressaram (seu cobiça de aderir ao Brics) e esse ponto foi entendimento de sistema bem respeitosa. É rigoroso apreciar a norma do consenso, apreciar as preferências dos países membros em inventário a porquê os diferentes países que manifestam esforço serão integrados. É óbvio que há sensibilidades quando único região é comensal e outro nunca, porém essas são coisas da bibiografia.”

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo