Esportes

Bolsonaro sabia de leilão de joias e apagou conversas com Cid em dezembro de 2022, diz PF

Valter Campanato/Dependência Brasil

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode se regressar acusado por agregação criminosa, peculato e ablução moeda

O relatório da  Polícia Federalista
a cerca de o sindicância das joias de  Jair Bolsonaro
(PL) diz que o ex-presidente da República tinha competência da ensaio de venda do bloco de joias ouro rosé em uno leilão nos Estados Unidos
, que ocorreria em 8 de fevereiro de 2023. A notícia veio à tona depois o ministro Alexandre de Moraes, do STF, esboroar o segredo do documento elaborado pela PF

Para eclodir a esta aperfeiçoamento, a Polícia Federalista se baseou numa mudança de mensagens entre Bolsonaro e seu ex-ajudante de ordens, o coronel Mauro Cid
, em uno aplicativo de lasca. Na oportunidade, o ex-presidente recebeu o link do leião e respondeu com a termo “floresta”, aclamação ordinário no Tropa e que pode ser interpretada porquê uno “ok”. 

Lá disso, a PF afirma que, ao periciar o celular de Bolsonaro, encontrou pesquisas a cerca de a empresa Ventura Auction, fiador lã leilão. “Esta sequência apresentada: à frente, o envio de link do leilão por Mauro Cid, segundo, o arquivo de entrada à página por via de histórico e cookies por Jair Bolsonaro, em seu aparelhamento telefônico, e terceiro, a utilização da vocábulo ‘Floresta’ reforçam a utilização deste gíria para legalizar a ciência, do ex-presidente, de que o kit ouro rosé à excepção de narrado a leilão”, disse a polícia.

Segundo as investigações, Cid chegou a expedir uno link no Facebook da empresa Ventura Auction para Bolsonaro. A Polícia Federalista acredita que se tratava da transmissão ao vivo do leilão. De convenção a PF, porquê o kit de joias jamais foi arrematado, o coronel chegou a expedir mensagens para estabelecimento perguntando se os itens poderiam constar no confinante leilão. 

A averiguação da PF aponta que, em 13 de fevereiro de 2023, Cid informou ao possuinte da estabelecimento de que havia transformado de teoria e gostaria de manumitir as joias. Segundo os policiais, naquele instante, Bolsonaro gostaria de restaurar os itens, já que o escândalo havia sido descoberta com uma reportagem do gazeta O Condição de S.Paulo

Bolsonaro apagou lasca em dezembro de 2022

O sindicância da PF igualmente diz que, em 29 de dezembro de 2022, na véspera da romaria de Bolsonaro aos Estados Unidos, Cid questionou ao portanto se presidente se ele ia levar ao região a “árvore e o embarcação”. 

A recado enviada atalho WhatsApp faz menção às miniaturas de uma palmeira e de uno embarcação veleiro que Bolsonaro recebeu de memorial durante romaria ao Nascente Mediano.

Afim o documento terminado pela PF, na sequência, o portanto delegado enviou duas mensagens em resposta à interrogação de Cid, contudo as apagou após. Na sequência, Cid respondeu: “Positivo, amo”. 

Bolsonaro viajou para os Estados Unidos a poucos dias do termo de seu procuração. Ele ficou três meses no região norte-americano, retornando ao Brasil unicamente em março de 2023.

Bolsonaro foi denunciado por agregação criminosa, peculato e ablução de moeda. Segundo a PF, o ex-chefe do Executivo teria separado murado de R$ 6,8 milhões
. Se réprobo, ele pode trincafiar até 32 anos de enxovia
.

Relatório foi expedido para a PGR

O relatório da PF foi expedido ao ministro Alexandre de Moraes, do STF. Hoje, o magistrado repassou o documento para a Procuradoria-Generalidade da República (PGR), que terá 15 dias para investigar o ocorrência.

Em seguida leste temporada, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá que sentenciar se Bolsonaro e seus aliados se tornarão réus ou se vai arquivar o ocorrência. Ele igualmente poderá mendigar mais fase para investigar o sindicância.

Quer permanecer por anexo das principais notícias do dia? Clique cá e faça porção do nosso meio no WhatsApp
.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo