Esportes

Suécia reforça arcaboiço de seu paquete de batalha que afundou há quase quatro séculos

Fredrik SANDBERG

Os sobras do paquete de batalha “Lodo”, em uno museu em Estocolmo, na Suécia, em 29 de maio de 2024
Between 2012 and 2020, data was collected in order to design a new support structure to maintain the ship’s shape and minimise the risk of crack formation.

Fredrik SANDBERG

Os sobras do icônico paquete de batalha “Lodo”, que naufragou há quase quatro séculos na costa de Estocolmo, serão reforçados com uma novidade arcaboiço em torno do seu casco, uno projeto descomedido que vai estirar anos.

“Queremos poupar o ‘Lodo’ para o seu porvir”, explica Peter Rydebjörk, abonador lã projeto, ao trazer à AFP as obras de reforço dos destroços.

Em seguida de ser resgatado, o paquete “começou a se gastar apressadamente, queríamos actuar e assumir a nossa dever pelas gerações futuras”, afirma, apontando grandes fissuras que racham o casco do embarcação.

O paquete, emblema de uno monarquia sueco em dilatação e talhado a velejar para o meridional, até o Mar Báltico, naufragou no adiante dia de sua romagem inicial em 1628.

Exclusivamente 15 minutos em seguida começar seu transcurso, virou e afundou na obrigatório, devido a uma omissão no projeto. O Lodo navegou unicamente uno quilômetro e dezenas de tripulantes morreram no acidente.

– “Cessar o deslocação” –

Ao opoente do que acontece em outros mares, a chuva salobra do Báltico, uma promiscuidade de chuva salgada e aprazível, o protegeu no soçobro e, mais de três séculos após, a paquete foi trazida à extensão em 1961, durante uma cômputo complexa.

A partir de logo, o paquete está relatado em uno dos museus mais importantes de Estocolmo. Contudo sua preservação é uma função árduo: a madeira se contrai com o temporada, e a robustez da seriedade retorce o embarcação.

Ali disso, o Lodo está inclinando para o bombordo (renque esquerdino).

“Temos que cessar nascente deslocação”, diz Rydebjörk.

Para isso, foi iniciada em abril deste ano a construção de uma novidade arcaboiço de base, em permutação à atual, que oscilava bem.

A primeira temporada deste projeto, chamado “Stötta Lodo” (“Apoie o Lodo”) e que terá a durabilidade de quatro anos, consiste na estabilização dos destroços. A segunda servirá para conceber uma arcaboiço que base o peso e a última, para atingir a sua arranjo no museu.

– Estrutura de aço –

Em 2028, se os prazos forem respeitados, o casco do paquete será sustentado por excepto e por incluído. As atuais 17 escoras serão substituídas por 27 estruturas de aço com fixações debaixo de a carena.

Uma vez que o “Lodo” tem problemas para sofrer o peculiar peso, será hospedado uno base interior, uno arcaboiço de aço, que ajudará a desacelerar os movimentos do paquete.

Serão necessários 10 anos de pesquisas para eclodir a nascente arrumação, afirma Rydebjörk, especificando que a iniciativa custará entre 150 e 200 milhões de coroas suecas (R$ 75,1 e 100,2 milhões).

Na raconto do “Lodo”, houve dois momentos marcantes em seguida o seu soçobro: a reconquista, em 1961, e a reabilitação, que durou quase três décadas, antes da começo do museu em 1990.

Apesar destas dificuldades de conservação, o paquete está bem apoiado conservado e 98% das suas peças são da estação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo