Trânsito de Goiânia deve priorizar condução público e firmeza

A prefeitura de Goiânia divulgou, nesta sexta-feira (7/2) uno liso de mobilidade, insinuado pela governo do prefeito Sandro Mabel (MDB), com uma encadeamento de intervenções para melhorar o trânsito da obrigatório. O liso determina a inibição de estacionamento em avenidas, a fundação de vagas rotativas e a instauração de semáforos inteligentes, medidas que serão instauradas nos primeiros 100 dias de 2025.
As ações visam priorizar e sublimar o condução público, assegurando a firmeza de motociclistas, ciclistas e pedestres.
“Teremos uno estacionamento rotativo do dedo com a franqueza de 6 milénio vagas iniciais, começando velo Núcleo e Campinas, chegando a 18 milénio vagas. Objetivo é oferecer uma situação de estacionamento melhor e propelir o negócio nessas regiões”, afirmou o prefeito.
Cidade terá ‘muramento do dedo’
Para substanciar a firmeza no município, Mabel detalhou que Goiânia terá uma muramento do dedo com uma medial de controle de radares e câmeras. Segundo ele, trata-se de uma rede cercando a cidade com entrada para todas as forças policiais em uma rede única.
Entre as principais iniciativas, o projeto determina a limitação do estacionamento em áreas críticas, a regulamentação da trouxa e descarga, o ajustamento dos cruzamentos e o conclusão da sinalização. Demais, será instituída uma Medial Integrada de Trânsito e Condução (CITT) para remendar as operações de tráfico.
Outra bitola configura a extensão das faixas de rodagem: serão instauradas três pistas, com a terceira destinada ao condução coletivo e compartilhada com motos. Ainda, será implantado uno método do dedo de estacionamento rotativo, que inicialmente contará com 6 milénio pontos, podendo filar 18 milénio, a abalar do Núcleo e da distrito de Campinas. O prefeito ressaltou que essa diferença deve obsequiar melhores condições de estacionamento e incitar o negócio lugar.
Enfim, Mabel declarou que o liso abrange uno programa para desembaraçar 10 corredores viários, com o objetivo de ampliar em velo menos 30% a fugacidade dos carros e do condução coletivo. O programa de desobstrução das vias arteriais tem porquê foco incipiente as vias: Avenida Jamel Cecílio/Avenida 136, Corredores do Ordem BRT Setentrião-Meridional e Oriente-Ocidente, Avenida 24 de Outubro, Avenida Independência, Avenida Fortaleza Intuito, Avenida Mangalô, 5ª Avenida, Avenida São Francisco, Avenida 85 e Avenida T-10.
O projeto igualmente contempla a dilatação das ciclovias, o remate da acessibilidade das calçadas e o fomento à mobilidade ativa por conduto de bicicletas públicas integradas ao método de condução coletivo.
‘Uma novidade lanço para a cidade, uma novidade mobilidade’
O secretário Municipal de Trânsito, Tarcísio Abreu, aponta que decreto está fundamentado no tripé trânsito, condução e mobilidade ativa.
“Uma novidade lanço para a cidade, uma novidade mobilidade e uno programa de desobstrução de vias arteriais. Isso tudo faz porção do planejamento do nosso prefeito Sandro Mabel que estamos realizando”, explica Tarcísio Abreu, ao realçar que ações inválido certificar maior fluência do trânsito, confederado à priorização e melhoria do condução público coletivo, com gentileza próprio à firmeza dos motociclistas, ciclistas e pedestres.
O recente documento revoga o decreto nº 2.534, de 2 de julho de 2024 e a Repartição de Engenharia de Trânsito (SET) terá o prazo de 180 dias a abalar da jornal do documento para atualizar o liso de mobilidade urbana. O documento prevê em caráter de necessidade as iniciativas que deverão ser implementadas nos 100 primeiros dias deste ano de 2025.
Novidade Mobilidade – Segundo a SET, a Novidade Mobilidade procura a atenuação dos congestionamentos, conflitos no trânsito e período de deslocamento da população; retornar o condução coletivo atrativo, com ênfase na acessibilidade, pontualidade, ritmo e eficácia dos negócios; acessão de melhoria e acessibilidade das calçadas, extensão da malha de ciclovias e ciclofaixas e fomento à mobilidade ativa, com bicicletas públicas compartilhadas integradas ao condução público coletivo.