SP tem acrescentamento de casos de febre amarela; ministério emite alerta

Mosquito do gênero Haemagogus é uno dos principais transmissores de febre amarela
Segundo o Ministério da Saúde, em atualização divulgada nesta sexta-feira (7), o totalidade de casos de febre amarela no pátria chegou a nove, com cinco mortes ocorridas, todas em São Paulo. A pasta emitiu uno alerta, no derradeiro dia 2, a respeito de o acrescentamento da transmissão da afecção durante o tempo sazonal (que vai de dezembro a maio) principalmente no situação paulista, fora Minas Gerais, Roraima e Tocantins.
Tão a cidade quanto o situação de São Paulo reforçam os alertas para vacinação contra febre amarela, com índices de abrigo vacinal em torno de 80%, supra dos 73,78% de média vernáculo mas aquém dos 95% recomendados.
Acrescento no estoque de vacinas
O Ministério informou igualmente que os estoques da vacina estão regulares, com envios realizados análogo as solicitações dos estados, que são responsáveis pela distribuição aos municípios.
De conciliação com a pasta, o situação de São Paulo concentra a maior quinhão dos casos de febre amarela em 2025. Por isso, o Ministério da Saúde decidiu acrescer o envio de doses do imunizante para o gestão estadual, que vai receptar dois milhões de doses em fevereiro, sendo 800 milénio doses extras. Destas, uno milhão foram entregues em janeiro.
Em 2024, o Ministério da Saúde informa que distribuiu 20.882.790 doses da vacina contra a febre amarela e registrou a emprego de 6.655.319. Em 2025, foram distribuídas 3.201.800 doses e aplicadas 170.336.
Recomendações

A vacinação contra a febre amarela faz quinhão do anuário da caderneta de vacinação
Pessoas que moram ou planejam jornadear para áreas com transmissão da febre amarela, ou ainda para regiões rurais e de selva, devem certificar a mesa de vacinação, recomenda o Ministério da Saúde.
“Quem ainda nunca tomou a vacina ou recebeu a ração fracionada em 2018 deve sondar uma Unidade de Saúde velo menos dezena dias antes da romagem para se imunizar e impedir a oração ao vírus sem proteção”, informa a pasta.
A vacinação contra a febre amarela faz quinhão do anuário vital de vacinação para crianças de 9 meses a menores de 5 anos, com uma ração de reforço aos 4 anos de quadra, fora ração única para a população de 5 a 59 anos que ainda nunca foi vacinada.
Lá da vacinação, a população deve adotar medidas de proteção restrito, uma vez que o rotina de calças e camisas de manga longa, sapatos fechados e a emprego de repelentes nas áreas expostas do corpo. Segundo o gestão federalista, os vetores do vírus da febre amarela têm costume diurnal, logo essas precauções devem ser mantidas ao extenso de todo o dia.