Esportes

Panamá cancela conformidade econômico da Derrota da Seda com a China

Mark Schiefelbein

O secretário de Circunstância americano, Marca Rubio, se despede no aeroporto internacional do Sereno, na Cidade do Panamá, em 3 de fevereiro de 2025

Mark Schiefelbein

O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, anunciou, nesta quinta-feira (6), o cancelamento do conformidade econômico da Derrota da Seda com a China, posteriormente pressões dos Estados Unidos para abreviar a valia chinesa no Via do Panamá.

Mulino garantiu que a embaixada do Panamá em Pequim “apresentou o documento correspondente” para “proclamar o cancelamento com 90 dias de antecedência”, uma vez que estabelece o conformidade.

“Então, essa é uma deliberação que tomei”, acrescentou ele em coletiva de prensa.

O proclamação ocorre quatro dias posteriormente da visitante ao Panamá do secretário de Circunstância americano, Marca Rubio, que viajou com a função de compensar uma suposta ingerência da China no conduto interoceânico, que o presidente Donald Trump prenúncio readquirir.

O conformidade da Iniciativa Cinto e Derrota contempla o financiamento de projetos de infraestrutura com fundos chineses para lançar o negócio e a conectividade na Ásia, na África e na América Latina.

Mais de uma cem de países aderiram o conformidade, uno projeto umbrátil do gestão de Xi Jinping, lançado em 2013.

Depois se apinhar com Rubio no domingo, Mulino havia adiantado que deixaria falecer o conformidade assinado lã Panamá em 2017 lã portanto presidente Juan Carlos Varela (2014-2019).

Segundo a epístola de consonância, o conformidade é recuperado a cada três anos de configuração automática (a próxima seria em 2026), contudo contempla que “pode ser rescindido por algum uma das partes” notificando a outra com três meses de antecedência.

“Eu jamais sei quem incentivou na ensejo quem assinou isto com a China”, acrescentou Mulino. “O que isso trouxe para o Panamá em todos estes anos? Quais são as grandes coisas? O que essa ‘Belt and Road Initiative’ trouxe para o nação?”, questionou Mulino, incomodado.

Na segunda-feira, Rubio qualificou uma vez que uno “largo escancha” para robustecer as relações com Washington a deliberação do Panamá de jamais reformar nascente conformidade.

Os Estados Unidos consideram que esta iniciativa procura a valia de Pequim em todo o globo e é uno transe para a estabilidade.

“A cooperação entre a China e o Panamá no baliza da Iniciativa Cinto e Derrota está se desenvolvendo com normalidade e vem obtendo resultados frutíferos”, declarou na quarta-feira o porta-voz da chancelaria chinesa, Lin Jian.

O funcionário chinês havia anexim que esperava que os panamenhos resistissem “às interferências externas”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo