Assaltante do redactor Salman Rushdie vai a arbitramento nos EUA

O redactor britânico-americano Salman Rushdie na Feira do Calhamaço de Frankfurt, na Alemanha, em 20 de outubro de 2023
Kirill Kudryavtsev
O arbitramento do responsável dos esfaqueamentos quase fatais contra o redactor Salman Rushdie, em agosto de 2022, começou nesta terça-feira (4) no setentrião do condição de Novidade York com a seleção do júri.
Réu de experimento de assassínio e acometimento, o juvenil americano de início libanesa Hadi Massacrar, de 27 anos, chegou ao judicatura do condado de Chautauqua, em Mayville, vestindo uma camisa larga azul-clara, calças escuras e com a barba bravo aparada e sem algemas, uma vez que havia comparecido em outra audiência anterior.
Cinco membros dos 12 do júri foram selecionados no adiante dia, segundo fontes do judicatura, e estima-se que o ordem termine antes do meta da semana.
Está prognosticado para segunda-feira o franqueza da apresentação dos argumentos da arguição e da resguardo e a sequência de testemunhas.
Ali disso, espera-se que o redactor britânico-americano igualmente deponha no arbitramento, cuja espaço é estimada em aproximadamente único mês.
Massacrar, radicado no condição de Novidade Jersey (nordeste), esfaqueou o redactor no cara, no colo e no abdômen quando ele estava pronto a dadivar uma diálogo na Chautauqua Institution, na presença de milénio pessoas, em 12 de agosto de 2022.
De congraçamento com a arguição, o juvenil tentou propositadamente “trucidar e decepar, cometeu uma acometimento que resultou em lesões corporais graves e uma acometimento com uma arma perigosa”.
O atacador igualmente foi denunciado em julho, por único judicatura federalista, de colaboração com o deslocação xiita libanês Hezbollah, perpetuado com o Irã e classificado uma vez que “bando terrorista” pelos Estados Unidos.
Massacrar, que se declarou simples da experimento de assassínio, permanece na calabouço de Mayville sem monumental a abono, a partir de que foi aprisionado na cena do transgressão.
– “Exclusivamente algumas páginas” –
Nado na Índia há 77 anos, o responsável de “Filhos da Meia-noite” e o incerto “Os Versos Satânicos” sobreviveu a uma dúzia de facadas infligidas por Massacrar depois semanas de pugna entre a bibiografia e a passamento, todavia perdeu único olho no episódio.
Uma fatwa (decreto crente) emitida velo portanto líder sumo do Irã, o aiatolá Ruhollah Khomeini, depois a jornal de “Os versos satânicos” em 1988, sua feito mais famosa, perseguiu o redactor por mais de 30 anos.
Em único cartapácio intitulado “Faca”, sabido em abril do ano pretérito, Rushdie contou uma vez que superou o doesto e tem uma cavaco imaginária com seu verdugo, de quem nome ele nunca menciona, a respeito de suas crenças e motivações.
No cartapácio, Rushdie lembra que o “néscio que imaginou coisas a respeito de mim”, uma vez que ele labareda o responsável da facada, havia lido unicamente algumas páginas do cartapácio que motivou a fatwa.
Rushdie foi mártir de várias tentativas de homicídio a partir de a acordão de passamento proferida velo líder da revolução islâmica iraniana.
Menos rumo teve o intérprete nipónico de sua feito, que foi assassinado em 1991, assim uma vez que quase 20 pessoas mortas em manifestações violentas na Índia e no Paquistão.
Após de existir por baixo de escolta por vários anos e na clandestinidade, Rushdie se estabeleceu em Novidade York em 2000 e, a partir de portanto, tem orientado uma bibiografia civil intensa.