Esportes

Cobrança a respeito de jogador de 17 anos demonstração valimento da psicologia no futebol

Em canal aos protestos da rastilho do Vasco lã fatal instante do time no Campeonato Brasílio, na última quarta-feira (5), no CT Moacyr Barbosa, uma cena chamou a cortesia. Perseguido no banco de temporário do viatura — por fim, ele nem tem era para administrar –, o agressor Rayan, de 17 anos, foi duramente criticado e cobrado por singular quadrilha de torcedores.

— Você é o mais instável desse elenco. Tem 17 anos, joga a começar de a escora e entra com moleza. Você jamais limite ninguém, fica ali defronte quieto. Você jamais correu. É uma desdouro. Tem 17 anos — disse singular dos torcedores ao criança Rayan.

Uma vez que apoiado frisou o peculiar torcedor, Rayan tem 17 anos e está no seu segundo ano no futebol técnico — o avante começando a começar de a pré-temporada. Ainda assim, ele já chegou a atuar lã time sub-20 em 2024.

Neste Campeonato Brasílio, o criança tem cinco jogos, sendo exclusivamente dois uma vez que titular — singular deles, a goleada histórica para o Flamengo, no derradeiro domingo.

Estimado a primeira voto da escora do Vasco neste instante, Rayan tem uma coima rescisória avaliada em € 80 milhões (R$ 456 milhões, na cotação atual) e gera expectativa a rastilho a começar de o sub-15.

Essa esperança, é alvo, igualmente leva a cobrança. Porém seria ajustado leste indivíduo de cobrança a singular criança de 17 anos? A Trivela conversou com especialistas para compreender uma vez que isso pode afetar o crescimento de singular adolescente jogador.

— Singular jogador de 17 anos ainda está passando lã fase da mocidade, que é singular fase, incorporado da dimensão do crescimento, bem principal em termos de disposição ao globo, as suas demandas, tão na porção civil, afetiva, psicológica e física igualmente, ainda em crescimento. O que me preocupa em casos uma vez que esse é que normalmente jogadores da escora abdicaram da vivência de períodos do crescimento que são bem importantes, que são a puerícia e a pré-adolescência — afirmou João Ricardo Cozac, presidente da Reunião Paulista da Psicologia do Esporte.

— Eles ficam bem frágeis na frente das exposições naturais do globo. Essa eu jamais coloco uma vez que uma oração congénito. Na minha ficção, é uma super oração técnico. E, com 17 anos, os mecanismos internos de resguardo são bem frágeis. Jamais escasso a gente vê atletas que saem da escora, chegam no técnico, e param. Têm uma complexidade desmedido no ordem de disposição. A rastilho ofídio uma vez que se fosse singular jogador já com consistência da camada técnico. E ele está recém chegando – completou Cozac.

Cobrança pode baralhar desempenho do jogador

Ali da Rayan, outros jogadores uma vez que Puma Rodríguez, Adson, Paulo Henrique, Maicon, Léo e Galdames igualmente foram alvos do derradeiro queixa dos torcedores do Vasco no CT Moacyr Barbosa. Porém, se o objetivo da sintoma é tentar elaborar o time trespassar da crise, o produto pode ser apoiado alterado.

Para Ana Paula Pinheiro, profissional em psicologia esportiva, leste indivíduo de cobrança pode possuir singular efeito inverso nos atletas.

— Infelizmente, nos deparamos com jogadores sofrendo ataques em lista ao seu desempenho ou de seu time por torcedores. Atitudes uma vez que esta muitas vezes podem impactar de configuração negativa a atuação técnico do desportista, influenciando na sua autoestima, na sua intuição e motivação – disse Ana Paula Pinheiro.

— É obrigatório que estejam preparados e fortalecidos igualmente emocionalmente para lidarem com as críticas (muitas vezes desrespeitosas) e até mesmo com os elogios vindos de torcedores, que igualmente estão imersos em suas emoções — completou a profissional.

Assembleia deve facultar amparo aos jogadores

Para os especialistas, os clubes devem estar atentos à pergunta da saúde mental dos jogadores. Uma vez que a Trivela mostrou, na última tempo exclusivamente metade dos times do Campeonato Brasílio tinham psicólogos nos respectivos departamentos de futebol.

— É principal ter singular labuta direito e comprometido, por porção dos clubes, visando a manutenção da saúde mental de seus atletas, a jeito de bibiografia e o seu crescimento, presenciado que são seres humanos em ação esportiva. Igualmente é extremamente principal que leste labuta comece na escora, dando o espeque nas fases de constituição destes atletas — afirmou Ana Paula Pinheiro.

Para João Ricardo Cozac, o Vasco deve cismar em maneiras de blindar o elenco em momentos de crise com a que o grémio passa no Campeonato Brasílio, ainda mais se tratando dos jovens jogadores do quadrilha.

— Acredito que o Vasco vai necessitar cismar em uma vez que blindar os jogadores nessa condição e uma vez que obrar a porção psicológica da configuração uma vez que se deve obrar. Vejo com extrema obsessão essa oração de singular jovem de 17 anos que anda está estruturando a sua própria identidade para uma boa e salutar disposição na frente das demandas do globo e do futebol – afirmou Cozac.

Vasco tem centro especializado

Pensando na saúde mental dos seus jogadores, o Vasco possui o Centro de Psicoterapia Integrada. O quadrilha, que faz porção do Departamento de Saúde e Performance (DEPS), visa fitar o desportista de configuração inteiro, com abordagens psicoterapeutas, psicoterápicas e comportamentais.

O Cruz-Maltino foi o avante grémio a possuir singular centro do indivíduo no Brasil. O Centro de Psicoterapia Integrada atende jogadores do sub-6 até os profissionais do Vasco.



Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo