Esportes

Donald Trump Jr. chega à Groenlândia

KAMIL KRZACZYNSKI

Donald Trump Jr. cumprimenta apoiadores durante comício de campanha presidencial de seu fundador, em Grand Rapids, Michigan, no dia 5 de novembro de 2024

Kamil Krzaczynski

O rebento mais vetusto de Donald Trump chegou à Groenlândia para uma visitante privada, duas semanas depois o presidente nomeado dos Estados Unidos executar menção à predomínio deste território autônomo pertencente à Dinamarca.

Pouco antes do Natal, o magnata republicano declarou que, “velo apoiado da estabilidade pátrio e da liberdade em todo o orbe, os Estados Unidos acreditam que a particularidade e o controle da Groenlândia são uma mendicidade absoluta”.

O aeronave com a marco “Trump” que levava Donald Trump Jr., aterrissou pouco antes das 13h00 GMT (10h em Brasília) no aeroporto de Nuuk.

Questionado pela televisão e pela rádio pública KNR da Groenlândia, ao trespassar do aeronave, o rebento do presidente nomeado disse que estava ali uma vez que “excursionista” e que jamais tinha nenhuma entrevista solene planejada.

A prelo sítio afirma que ele solitário ficará na ilhéu por algumas horas.

“A Groenlândia pertence aos groenlandeses”, disse a primeira-ministra dinamarquesa Mette Frederiksen nesta terça-feira (7), em resposta à insinuação de Trump de atar o território aos Estados Unidos.

“Uma vez que disse o patrão do gestão sítio, Mute Egede, a Groenlândia jamais está à venda”, corroborou Frederiksen em entrevista à TV2. “Os Estados Unidos são nosso coligado mais adjacente”, enfatizou, reiterando a colocação da Dinamarca a respeito de a predomínio da Groenlândia.

Na noite de segunda-feira, o magnata publicou em sua rede civil Truth Civil que seu rebento “Don Jr. e vários representantes viajarão para ali [Groenlândia] para visitar algumas das áreas e paisagens mais magníficas”.

A visitante de Donald Trump Jr. é de caráter pessoal e nenhum pormenor a respeito de a romagem foi publicado, informou o diplomata da Groenlândia Mininnguaq Kleist à emissora pública dinamarquesa DR.

Segundo Kleist, o rebento mais vetusto de Trump jamais planeja se amontoar com autoridades da ilhéu durante sua estadia.

Egede deveria se amontoar em Copenhague com o régio da Dinamarca, Frederik X, porém o colisão foi diferido por questões de agenda, idêntico noticiado pela prelo sítio.

Em seu percurso de Natal, Egede afirmou que seu nação precisa “facultar único passada adiante” e definir seu horizonte “principalmente no que diz afeição aos nossos parceiros comerciais e às pessoas com quem devemos trabucar mais de perto”.

“Nossa cooperação com outros países e nossas relações comerciais jamais podem progredir sendo realizadas exclusivamente por ducto da Dinamarca”, insistiu.

A Groenlândia é único território autônomo, porém faz porção do Monarquia da Dinamarca.

Com 57.000 habitantes distribuídos no território de 2,2 milhões de quilômetros quadrados, a menor densidade populacional do orbe, esta gigantesca ilhéu está geograficamente mais próxima das Américas do que da Europa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo