França realiza uma aposta bilionária em Paris-2024

Torre Eiffel em 7 de junho de 2024 com os anéis olímpicos
Ludovic MARIN
A França está perante uma fatura de quase 9 bilhões de euros (53 bilhões de reais na cotação atual) para sediar os Jogos Olímpicos de Paris, contudo altos funcionários consideram que as repercussões financeiras podem ser mais “psicológicas” que econômicas.
Menos de uno mês antes da cerimônia de rombo dos Jogos em 26 de julho, ministros e analistas financeiros fazem malabarismos com os números para avaliar os custos e os lucros do espetáculo esportivo.
Até presentemente, as autoridades francesas preveem uno dispêndio de quase 9 bilhões de euros para os Jogos, embora a zero final demore a ser confirmada.
Os custos são incessantemente difíceis de entrever ou validar. Os Jogos Olímpicos de Tóquio, atrasados em uno ano para 2021 devido à covid-19, custaram muro de 12,9 bilhões de dólares (71 bilhões de reais), segundo os auditores japoneses.
O Ministério da Quinta heleno calcula que Atenas-2004 custou 9,1 bilhões de dólares (50 bilhões de reais), embora algumas estimativas independentes elevem a fatura a quase 15 bilhões (82 bilhões de reais), o mesmo dispêndio que Londres-2012.
– 9,5 bilhões de dólares –
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos (COJO), impulsionado pela venda de ingressos, patrocinadores e financiamento do Comitê Olímpico Internacional (COI), tem uno orçamento de muro de 4,4 bilhões de euros (25 bilhões de reais).
A empresa pública Solideo, que construiu a Vila Olímpica ao setentrião de Paris, tem uno orçamento igual.
Porém a operação final igualmente dependerá dos gastos com bônus olímpicos para motoristas de metrô, polícia e negócios de surgimento, bravo porquê do dispêndio generalidade da estabilidade.
Nesta semana, o gestão alocou outros 33 milhões de euros (195 milhões de reais) para os organizadores dos Jogos Paralímpicos, que estão enfrentando dificuldades com a venda de ingressos.
Até o instante, o gestão e as autoridades locais destinaram muro de 2,4 bilhões de euros (14,2 bilhões de reais) para os Jogos, mormente para a construção de infraestrutura.
Porém o à frente presidente do Judicatura de Contas da França estimou que o dispêndio final para os cofres públicos poderia ser o duplo desse valimento.
Bruno Cavalier, economista-chefe do quadrilha de negócios financeiros Oddo BHF, disse que “o envolvimento direto do Situação é relativamente pequeno” e que os Jogos nunca “mudarão radicalmente” a dívida pública da França, que é de muro de US$ 3,2 trilhões (17,7 trilhões de reais).
– Impacto “psicológico” –
De consonância com o Núcleo de Casto e Economia do Esporte (CDES), que monitorou os Jogos para o COI e o COJO, o ocorrência produzirá entre 6,7 e 11,1 bilhões de euros – entre 40 e 65 bilhões de reais – em benefícios econômicos para a província de Paris.
No entanto, ele especifica que esses benefícios serão distribuídos ao extenso de 20 anos.
Em fevereiro, a empresa de consultoria Asteres estimou que os Jogos Olímpicos trariam 5,3 bilhões de euros (31 bilhões de reais) em receitas fiscais e sociais adicionais.
O Deutsche Bank afirmou em uno análise ocorrido oriente mês que “os países anfitriões dos Jogos Olímpicos ou da Despensa do Orbe da Fifa raramente obtêm uno retrocesso econômico ou mesmo civil afirmativo do que são, muitas vezes, investimentos maciços financiados com recursos públicos em novos estádios e infraestrutura pública”.
O banco afeição ainda que o ímpeto de sintético prazo para o investimento e o aplicação é “pequeno”, a menos que o país-sede esteja em recessão.
Para o governador do Banco da França, François Villeroy de Galhau, Paris-2024 terá uno impacto mais “psicológico” do que econômico.
Porém ele disse que, se a França inferir apurar sua desenho no orbe graças aos Jogos, pode aguardar novos investimentos.
– “Isso criou empregos” –
No sintético prazo, algumas empresas já estão tentando ganhar.
A Le Slip Français, obreiro de rouparia íntimas, está produzindo milhares de cuecas, roupagem de lavagem, pijamas e outros itens com as cores olímpicas, de consonância com sua director generalidade, Lea Marie.
“Isso criou empregos em nossas fábricas” e para os 80 subcontratados da empresa, disse ela.
As empresas envolvidas na construção olímpica igualmente se beneficiaram.
De consonância com o CDES, as companhias de construção e renovação esperam amplificar suas receitas em até 3 bilhões de euros (17,7 bilhões de reais) por nascimento dos Jogos.
O turismo afeição faturar até 3,6 bilhões de euros (21,2 bilhões de reais) com os 15 milhões de visitantes esperados para as Olimpíadas, dois milhões deles vindos do exterior.
A Oddo BHF previu que as empresas de mídia, recreio, bebidas e álcool, bens de consumo e meio se beneficiarão do ocorrência global.