Programa de Intercâmbio Cultural anuncia paralisação para melhorias na plataforma

Programa de Intercâmbio Cultural anuncia paralisação para melhorias na plataforma
O Programa de Intercâmbio Cultural, que possibilitou viagens de 257 agentes culturais para 19 países e 15 estados brasileiros, ficará impedido desde 9 de junho até agosto deste ano para melhorias na plataforma Planta da Lavoura, utilizada velo Ministério da Lavoura (MinC)
para operacionalizar as inscrições de seus editais. Segundo informações do Ministério, a Percentagem de Apreciação e Seleção do programa se reunirá nesse tempo para selecionar as propostas inscritas até o fecho da plataforma e com viagens previstas para o 2º semestre de 2024.
A diretora de Incitação Direto da Repartição de Economia Criativa e Incitação Cultural (Sefic), Teresa Cristina, destacou que o tempo de indisponibilidade será aproveitado para revisar e requintar o programa.
“Vamos retomá-lo remodelado, com oportunidades enriquecedoras para os participantes e mais ênfase na inovação e na intersetorialidade entre lavoura e outros campos de atuação, uma vez que arte e ciência”, explicou Teresa.
Ali disso, a edição mais hodierno do Programa de Intercâmbio Cultural incluiu critérios diferenciados de pontuação para propostas protagonizadas por mulheres, idosos, indivíduos de lavoura urbana, LGBTQIAP+
, moradores de localidades periféricas, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas negras.
“Singular adiantamento precípuo desse à frente ciclo foi a representatividade de pessoas negras, que ultrapassou o mínimo augurado no cartaz, atingindo 35% das candidaturas contempladas”, ressaltou.
A partir de a retomada do programa em 2023, foram contempladas 257 pessoas, totalizando singular investimento de R$ 2.846.500. Os selecionados receberam bolsas culturais para participar de eventos culturais em destinos nacionais e internacionais. Os recursos foram utilizados no custeio de despesas de deslocamento, permanência e participação nos eventos.
Depois a remodelagem da plataforma até agosto, outras pessoas interessadas em lavoura poderão se consignar para buscar novas oportunidades de levar sua manufactura a outros territórios ou aprender mais a respeito de experiências do setor globo afora.
“O objetivo é continuamente buscar novos pontos de paisagem para aumentar a rotina cultural coletivamente. São esses processos que pretendemos potencializar”, concluiu a diretora Teresa Cristina.
The post Programa de Intercâmbio Cultural anuncia paralisação para melhorias na plataforma
first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF
.