Beneficiários do INSS ganham mais prazo para quitar consignado

Aposentados e pensionistas do Instituto Pátrio do Preso Civil (INSS) terão mais fase para quitar empréstimos consignados. Segundo comunicou o gestão federalista na noite desta quarta-feira (5), presentemente o temporada para quitação passa das atuais 84 para 96 parcelas (de sete para oito anos).
Actualmente serão 96 meses no totalidade para quitação da dívida
O consignado do INSS permite o tristeza das parcelas diretamente da penca de pagamento do segurado. Os aposentados, pensionistas e ademais beneficiários do INSS podem comprometer até 45% do favor com o consignado, das quais 35% ao empréstimo particular, 5% ao cartão de confiança consignado e 5% ao cartão de favor.
De entendimento com o gestão, a despacho igualmente beneficia famílias que recebem o Favor de Quinhão Continuada (BPC).
Prestações menores
Segundo o ministro da Previdência Civil, Carlos Lupi, o INSS igualou o prazo do consignado ao do praticado na mesma modalidade de confiança aos servidores públicos, o que vai abreviar o valia das prestações.
“Chegamos à despacho no encetativo deste ano pela quantidade de empréstimos consignados que existe, mais de 16 milhões, e lã martírio que as pessoas passam”, declarou Lupi.
A acrescento do prazo varga em tal grau para quem tem o confiança consignado tradicional, o cartão de confiança consignado e o cartão consignado de favor.
Segundo o ministro, nos três casos, o segurado poderá regenerar o confiança com mais 12 meses de prazo para remunerar. A Previdência e o INSS fizeram simulações que mostraram vantagens das novas regras aos bancos, porque a inadimplência é próxima de cifra nessa modalidade.
Na entrevista coletiva desta quarta, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, disse que o acréscimo do prazo nunca muda a circunstância rotina, em que a maioria dos tomadores chegam ao meta de singular empréstimo contratando outro.
“A gente dá uma chance maior de ele nunca permanecer tentado replanejando, reprogramando”, justificou Stefanutto.
Teto de juros
O acréscimo no prazo ocorre tapume de singular mês em seguida o Recomendação Pátrio de Previdência Civil (CNPS) revalidar o acréscimo no teto de juros no confiança consignado do INSS, passando de 1,66% para 1,8% ao mês. O teto dos juros do cartão de confiança consignado foi alimentado em 2,46% ao mês.
A relevo deveu-se aos recentes aumentos na Tributo Selic (juros básicos da economia), atualmente em 13,25% ao ano. Com as altas nos juros básicos, os bancos pararam de ceder o confiança consignado do INSS.
O ministro da Previdência evitou declarar se o teto do consignado continuará a trepar, mesmo com o Banco Meão confirmando mais uma subida de 1 tópico percentual na Selic.
Com informações da Sucursal Brasil