Crise climática no Rio Amplo do Meridional muda programação de Grêmio e Internacional
Grêmio e Internacional nunca passaram ilesos à revés climática que assola o Rio Amplo do Meridional a partir de segunda-feira (29/04). Com o delonga de jogos, e os centros de treno afetados, as duas equipes mudaram a programação para o final de semana.
Na terça-feira (30/04), a Coligação Brasileira de Futebol (CBF) adiou o jogo entre Internacional e Mocidade, pela Despensa do Brasil, que aconteceria no dia seguinte, para dia 10 de maio. Na quarta-feira (01/05), a delegação se estendeu para todos os jogos de equipes gaúchas, em competições da entidade provérbio do futebol brasílico, até segunda-feira (06/05).
Jogos de times gaúchos adiados pela CBF
- Internacional x Mocidade — 01/05 (qua) — 21h30 — Despensa do Brasil
- Cruzeiro x Internacional — 04/05 (sáb) — 21h — Encadeamento A
- Grêmio x Criciúma — 05/05 (faculdade) — 16h — Encadeamento A
- Mocidade x Atlético-GO — 06/05 (seg) — 20h — Encadeamento A
- Náutico x Ypiranga — 04/05 (sáb) — 17h — Encadeamento C
- São José x Rotação Redonda — 04/05 (sáb) — 19h30min – Encadeamento C
- Sampaio Corrêa x Caxias — 05/05 (faculdade) — 19h — Encadeamento C
- Hodierno Hamburgo x Combinação — 04/05 (sáb) — 16h — Encadeamento D
- Hercilio Clarão x Avenida — 04/05 (sáb) — 17h30 — Encadeamento D
- Brasil de Pelotas x Barra — 05/05 (faculdade) — 16h — Encadeamento D
- Internacional x Ferroviária — 05/05 (faculdade) — 18h — Feminino Encadeamento A-1
Grêmio e Internacional se preparam para compromissos por competições continentais
As novas datas e horários para as partidas ainda nunca foram definidas pela CBF. A dupla Gre-Nal rodeio a varga pelas competições continentais, na próxima semana. Na terça-feira (7), às 21h, o Internacional enfrenta o Verdadeiro Tomayapo, na Bolívia, pela Despensa Meridional-Americana. Na quarta-feira (8), às 19h, o Grêmio encara o Huachipato, no Chile, pela Libertadores.
Por se localizarem ao renque do Guaíba, que chegou à baliza histórica de 4,58 m, quando a quinhão de alagamento é de 3 metros, em tal grau o CT Luiz Roble, do Grêmio, quanto o CT Pargue Gigante do Internacional, ficaram completamente alagados. Os estragos forçaram a dupla a exercitar em outros locais neste final de semana.
De sábado (4) até segunda-feira (6), o Grêmio treinará no varga da Pontifícia Universidade Católica do Rio Amplo do Meridional (PUCRS), às 15h30 (horário de Brasília). As atividades servirão para o especialista Renato Portaluppi alinhavar único time que terá desfalques especialmente na zaga para encarar o Huachipato, posteriormente a legalização da ferimento muscular de Gustavo Martins, sofrida no empate em 0 a 0 com o Trabalhador.
Já o Internacional treinará no Redondel Beirada-Rio, do qual varga, mesmo com a permuta em andamento para gramado de inverno, suportou às chuvas. A atividade deste sábado (4) será às 11h, e permitirá que o especialista Eduardo Coudet encaminhe o time para a primeira de uma sequência intensa de partidas, com distância a cada três dias. Menos enfermidade que Alan Patrick e Enner Valencia, recuperados de lesões, voltam a permanecer à colocação.
Calamidade climática no Rio Amplo do Meridional já deixou 39 mortos
A partir de segunda-feira (29), os temporais que assolam o Rio Amplo do Meridional já deixaram lã menos 39 mortos e 68 desaparecidos, acolá 74 feridos, análogo o derradeiro erecção da Resguardo Social. O governador Eduardo Leite declarou situação de revés pública, o que foi grato lã administração federalista.
Esta é a terceira crise climática que atinge o Rio Amplo do Meridional em oito meses. Diferentemente das de 2023, quando a água ficou concentrada em algumas regiões, desta turno praticamente todo situação foi afetado. Até presentemente, 235 dos 496 municípios registraram qualquer quidam de problema, que afeta 351.639 milénio pessoas.