Esportes

Europa circuito a apostar em vigor hidrelétrica

ESG Insights

Europa circuito a apostar em vigor hidrelétrica

POR TOM CASSAUWERS  

Jeremy Bricker, engenheiro hidráulico e costeiro, está sonhando superior. 

Em qualquer local na costa do Mar do Setentrião, ele imagina a construção de uma barragem para gerenciar o aprovisionamento de vigor limpa para os Países Baixos da Europa. 

Bricker igualmente está trabalhando para esse objetivo. Ele e outros engenheiros fazem fracção de uno projeto que recebeu financiamento da Adjecção Europeia para suscitar uma selecção inovadora de armazenamento de vigor baseada na chuva.  

De convenção com o chato, uma barragem circundar construída propínquo à costa manteria a chuva do mar à excepção de de uma lagoa sintético interna, onde o nível da chuva seria mais insignificante.  

O bombeamento de chuva da lagoa abaixo para o oceano seria terminado quando houvesse uno demasia de doação de outras fontes renováveis – uma vez que sol e ventania. Quando a vigor é necessária, a chuva pode decorrer de circuito para a lagoa por canal de turbinas geradoras de vigor, empurradas pela virilidade do oceano circundante. 

“Na lagoa interna, poderíamos armazenar a vigor equivalente a milhares de baterias”, disse Bricker, orientador confederado da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda. 

Ele é o coordenador científico do projeto denominado Alpheus, que deve concluir em setembro de 2024, posteriormente quatro anos e canal.

Escolher a seriedade para consentir que a chuva flua de circuito para a lagoa abaixo por canal de turbinas tornaria realizável produzir vigor hidrelétrica por baixo de demanda quando a doação é baixa, preenchendo uma omissão e fornecendo uma resolução de armazenamento de vigor limpa. 

Universidades, incluindo Chalmers, na Suécia, Braunschweig, na Alemanha, e Ghent, na Bélgica, e empresas uniram forças em oito países europeus para desenvolver as novas tecnologias principais necessárias para uma barragem offshore hipotética, uma vez que turbinas hidráulicas adequadas para hábito no mar. 

De circuito ao porvir

Embora já existam milhares de instalações hidrelétricas em todo o orbe, elas estão quase apenas em regiões montanhosas, onde o mundano inato permite que a seriedade mostre sua virilidade ou onde o fluxo do rio é forte o suficiente para ser aproveitado para a artefacto de vigor. 

O empenho pela tecnologia está crescendo novamente – desta turno para hábito potencial em áreas mais planas, incluindo mares –, porque poderia acolitar a revir a economia europeia mais virente.  

A Europa pretende tornar-se o à frente continente com impacto neutral no clima até 2050. Essa fim exigirá uma diferença dos combustíveis fósseis, incluindo carvão, gás inato e petróleo, indo em direção às energias renováveis, uma vez que a vigor hidrelétrica. 

A Adjecção Europeia pretende acrescentar a participação das energias renováveis de 23% em 2022 para 42,5% em 2030. Essa fracção terá que acrescentar ainda mais para que a imparcialidade climática seja alcançada até 2050.  

Necessidades ágeis

Singular repto é que as energias renováveis, uma vez que eólica e solar, podem ser intermitentes. As nuvens podem bloquear o sol e o ventania pode cessar de bafejar.

Quando isso acontece, o ordem de vigor precisa ser apto de reagir apressadamente para igualar a doação e a demanda. Isso significa ser apto de armazenar vigor resto e reintroduzi-la na rede quando essencial. 

Embora as baterias atualmente sirvam a esse destino, elas têm limitações. Elas armazenam pequenas quantidades de vigor, dependem de matérias-primas críticas e têm uma bibiografia conveniente relativamente curta, especialmente quando comparadas à de uma barragem. 

“Se jamais acumularmos mais armazenamento de vigor, poderemos encarar apagões e insegurança da rede no porvir”, disse Bricker, cuja curso o levou dos Estados Unidos a labutar em universidades no Japão e na Holanda.

Demonstrando elasticidade

Enquanto isso, outros pesquisadores na Europa estão atualizando as instalações hidrelétricas existentes usando lucidez sintético para que a chuva possa assumir uno papel maior na risca de energias renováveis.

Uma vez que fracção de outro projeto financiado pela Adjecção Europeia, esses especialistas projetaram tecnologias para requintar o potencial de armazenamento de vigor, o desempenho e a elasticidade das usinas hidrelétricas. 

Apelidado de XFlex Hydro, o projeto terminou em fevereiro de 2024 posteriormente quatro anos e canal.  

A integração de quantidades cada turno ascendentes de vigor solar e eólica revezado – igualmente conhecidas uma vez que energias renováveis variáveis (VREs) – exigirá mais elasticidade do que é realizável atualmente para desviar interrupções no aprovisionamento. 

“Estamos vendo uno reaparição da vigor hidrelétrica”, disse Elena Vagnoni, professora do Instituto Federalista Helvécio de Tecnologia de Lausanne (EPFL), e coordenadora científica da XFlex Hydro. “Uma novidade rede elétrica renovável precisa de elasticidade. Isso muda a sistema uma vez que olhamos para a vigor hidrelétrica.” 

O projeto combinou a experimento de concessionárias de vigor europeias, fabricantes globais de equipamentos, instituições de devassa e consultorias de vigor na Áustria, França, Alemanha, Portugal, Espanha e Monarquia Uno.  

Realizou demonstrações em amplo graduação de suas novas tecnologias em instalações na França, Suíça e Portugal.

Ganhos de eficácia

As quedas de aprovisionamento intermitentes aumentam o corrosão das instalações que foram projetadas com uno aprovisionamento de vigor mais uniforme em mente. 

“No pretérito, você ligava as bombas no supremo uma turno por dia”, disse François Avellan, orientador honorário da EPFL que atuou uma vez que consultor científico da XFlex Hydro. “Actualmente precisamos iniciá-los várias vezes ao dia, dependendo do clima. Isso coloca uma pressão severa a cerca de essas instalações.” 

O projeto testou uno hodierno ordem – uno “curto-circuito hidráulico” – na barragem de Grand’Maison, nos Alpes franceses, a maior instauração hidrelétrica de armazenamento bombeado da Europa.  

Na jeito anexim, ele pode guarnecer 1.800 megawatts de vigor à rede, o equivalente a uma usina de gás inato ou carvão de mediano porte. 

A novidade tecnologia permite que a Grand’Maison bombeie chuva e gere eletricidade ao mesmo temporada. O software XFlex Hydro gerencia o fluxo de vigor para mantê-lo sempre em estabilidade com as necessidades da rede.  

O extensão esperado na eficácia reduziria a sucursal de usinas de gás e carvão e potencialmente economizaria murado de 90 milénio toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano, de convenção com Avellan. 

Enquanto isso, Bricker disse que seus participantes estão procurando uno sócio industrial que possa acrescer a tecnologia do projeto. O financiamento da UE ajudou a revir seu quimera de uma instauração de vigor hidráulica offshore uma verdade atingível – na realidade, construí-la levará mais anos de devassa e investimento pessoal.  

“A tecnologia está cá”, disse ele. “Actualmente solitário precisa de liderança industrial e financiamento.” 

Leia mais a cerca de os projetos Alpheus
e Xflex Hydro

As pesquisas citadas neste teor foram financiadas lã Programa Horizon da Adjecção Europeia. As opiniões dos entrevistados jamais refletem necessariamente as da Percentagem Europeia. Esta comunicação foi originalmente publicada na Horizon, a vistoria de devassa e inovação da UE.

Leia o original em anglicano

.

Leia mais artigos do ESG Insights.

Foto: Douchet Quentin/Creative Commons

Grand’Maison, nos Alpes franceses: maior usina hidrelétrica de armazenamento bombeado da Europa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Europa circuito a apostar em vigor hidrelétrica

    O ímpeto da Adjecção Europeia em direção à vigor virente está buscando aproveitar uma manadeira de vigor tradicionalmente limpa – com alguns ajustes

  • Saúde mental fará fracção de relatórios de administração de risca de empresas

    Objetivo é desviar adoecimento mental dos trabalhadores e casos de repelo envolvendo assédio ética, sexual ou de algum outra natura

  • Dia da Sobrecarga da Terreno revela enfraquecimento de recursos naturais

    Em sete meses, a humanidade ultrapassou os limites e consumiu quase o duplo do que deveria

  • 40% da província amazônica está por baixo de qualquer manejo de conservação

    Análise revela que mais de 40% das terras da Pan-Amazônia estão por baixo de alguma feitio de manejo de conservação, algarismo maior do que os registros oficiais

  • Lavor semelhante à escravidão impacta setores produtivos

    Em 2023, o Brasil registrou 3.430 denúncias de lida semelhante à escravidão, o maior algarismo a partir de que o Disque 100 foi pajem, em 2011, e 64,5% a mais que em 2022

  • Pesquisas buscam eletrônicos sustentáveis de madeira e papel

    Pesquisadores desenvolvem sensores, placas de giro e outros dispositivos eletrônicos mais ecológicos para encurtar despejo eletrônico

  • A guerra tecnológica em áreas protegidas da Amazônia

    Garimpeiros ilegais hoje têm à colocação internet rápida e treinos online em pistas clandestinas, enquanto organizações ambientais empregam IA e satélites contra desmatamento

  • Ecofalante, demonstração de filmes ambientais, começa na 5ª

    Demonstração Ecofalante apresenta 122 filmes a começar de herdade em SP; outras cidades igualmente recebem o caso

  • Verra suspende projetos de confiança de carbono posteriormente cômputo policial

    A Verra, maior certificadora do mercado voluntário de carbono, suspendeu projetos que foram níveo de cômputo da Polícia Federalista na Amazônia brasileira

  • Agenda ESG: cursos e eventos da semana – 29/7

    Sugestões para quem se interessa pela tarifa ESG

O post Europa circuito a apostar em vigor hidrelétrica
apareceu à frente em ESG Insights
.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo