Esportes

porquê o licenciamento esportivo captura os fãs

Quando eu tinha 10 anos, lembro de estar no supermercado e terçar velo galeria de condimentos e enxergar diversos produtos à escora de tomate. Até portanto, ok, mais único dia habitual. Mas, olho na prateleira do via e os símbolos da Portuguesa, São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos me chamam a educação. Eram copos de vidro que continham extrato de tomate, único resultado, que até portanto, eu, garoto, nunca fazia a mínima teoria da mendicidade. Contudo eu peguei único e enfiei no carrinho de compras dos meus pais. Finalmente, quando é que eu teria a chance de haver único cláusula solene do meu time por único valimento tal maneira aberto?

Difusão / Cacau Show

Destra promoveu o abalroamento das marcas Cacau Show e NFL durante a Páscoa de 2024

Dando único viravolta atemporal, mais rigorosamente março de 2024, com esse blog cá já bombando, eu entro na Cacau Show para adquirir alguns chocolates e me deparo com a gravura supra. Único ovo de páscoa com uma esfera de futebol americano e o então da NFL. Confesso que, mesmo entendendo o ordem, entendi que me conectei emocionalmente com aquilo. Uma minibola do esporte que eu pratico há 12 anos, da fusão esportiva que eu mais admiro em único envolvente que eu costumava nunca visitar com frequência, todavia que actualmente, já o percebo com mais educação quando passada por uma franquia da limite, gerando quase que instantaneamente uma reunião chocolate-Páscoa-Cacau Show-NFL.

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Essas duas experiências que eu acabei de racontar aconteceram comigo em situações distintas e com produtos diferentes. Mas, ambas se enquadram incorporado de único derrota corriqueiro no licenciamento esportivo, uma quinhão importantíssima incorporado das estratégias de marketing esportivo que envolvem os fãs.

Para pontificar mais a cerca de esse tema, e obter porquê essa tentativa acontece, eu bati único papo com Bruno Koerich, pai da Destra, a maior empresa em licenciamento (nunca solitário) esportivo do Brasil. E podemos expor do orbe, já que ar entra as 50 antepassados agências de intermediação de afazeres em licenciamentos do astro, atalho License Global. Acolá dos inúmeros cases de êxito porquê esse da NFL & Cacau Show, a secretária de clientes da empresa operação com Barcelona, PSG, CBF, Flamengo e Corinthians. 

Leia as perguntas e respostas aquém:

1 – Bruno, vamos do lisura. Uma vez que a Destra conseguiu romper a esse nível eminente e prestígio incorporado do mercado de licenciamento em exclusivamente 10 anos de narrativa?

Parece pouco, todavia eu lida com varejo e resultado licenciado a partir de 2008. Comecei minha marcha de superintendente na bazar do Avaí. Absorvi bem durante esse período e acabei montando a empresa. Quando olhamos para esse algarismo, em termos de dependência de licenciamento, estar no top 50 global é bem impactante, ainda mais no ano que fazemos 10 anos.

O objecto licenciamento é ancião, todavia pouco se articulação no Brasil, ainda mais no mercado esportivo. A gente nunca trabalha unicamente com marcas esportivas, todavia 85% está relacionado ao esporte. Achamos único nicho pouco falado, e por isso, está aquém da risco do radar. Isso, por único fileira, facilita o lida, porque a gente nunca é meta, porque nunca é único pacto que mexe com patrocínio, com sócio-torcedor, com contratação de desportista, com direitos de transmissão etc, acaba te dando único dimensão e único período para você trabucar.  

O que incessantemente me motivou bem? A gente começou porquê uma utensílio para controlar royalties. Aí comecei a orar com clubes. Me falaram: “se você já controla esse mercado, porque você nunca gera novas oportunidades de afazeres?” Logo os problemas no dia a dia dos clubes foram nos moldando para o que somos hoje. O nosso foco inaugural foi consertar a superfície de licenciamento dos clubes. Logo, fora acolitar nisso, a gente pode acolitar o junta a imaginar novos produtos e negócios.

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2 – Se procurarmos no Google teremos uma definição do que é licenciamento. Contudo na sua ilusão tal qual está incorporado do pacto. O que é, porquê ele acontece na hábito e quando o licenciamento esportivo é efetivo?

O licenciamento é uma plataforma de marketing para acolitar (o licenciado) a se engajar ainda mais com o fã. E digo mais, o numerário disso vem porquê consequência. E incessantemente quando eu olho para projetos de licenciamento que olham avante para o numerário, e solitário posteriormente para o fã, geralmente, esses são os projetos que nunca dão evidente. 

A espaçoso maioria das vezes, quem traz a demanda é a indústria que faz o resultado. O junta, ou entidade esportiva, ligas etc tem o papel de saber o seu torcedor/ fã. Isolado que isso muitas vezes nunca é fácil, porque o junta acaba sabendo do prática de consumo de quando o torcedor vai ao redondel, ou comprando sócio-torcedor, todavia o junta nunca conhece o seu torcedor por carregado para entender tudo o que ele consome. Essa criatura obtenção caderno? Tem rebento? Está na condão? Hoje temos algumas ferramentas que buscam esse interceptação de notícia.

3 – Logo porquê surge essa demanda?

Vou reportar o exemplo do caderno. Hoje, a indústria que já vende caderno, para determinados lojistas, ou ela mesma têm, porquê a Kalunga. Ela tem aproximação ao consumidor final e sabe o que o cliente está pedindo. Logo, isso começa, por exemplo, a imaginar único cenário em que o cliente solicita. “Tem caderno do time tal?” E com várias pessoas perguntando, isso começa a criar uma demanda. Isso fusão único alerta para a indústria para conversar com o time e conferir a casualidade de vender caderno com a limite do time.

Em algumas vezes, a indústria nem percebeu que existe essa aberta. Logo, nós batemos na porta da indústria e levamos a notícia de que o resultado tem demanda. Logo, eu falo para esse time orar com as lojas em que ele já vende o seu resultado para ele conferir se eles vendessem único resultado específico do time, se o público compraria. E aí gera uma arco de pesquisas que pode expor para a indústria se é único via viável ou nunca.


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4 – E porquê funciona com a pirataria? Uma vez que mourejar com esse problema já memorial no cotidiano?

Se existe a demanda, e nunca existe a doação, a habilidade é que a pirataria vá invadir o local. A pirataria nunca tem burocracia. Eles nunca precisam esmolar liberação para ninguém. Ela vai acolá e produz. Outrossim, coisas que se eu tentar elaborar eu nunca vou compreender. Eu nunca consigo adicionar no mesmo resultado a limite do jogador, a limite do time e a limite do campeonato. Por exemplo: Gabigol, Flamengo e Libertadores. É quase inviável. Já o corsário, nunca. Ele coloca a guião na porta do redondel. E o que você tem a elaborar é coibir, elaborar uma procura e consumição. Se há pessoas que querem adquirir e os itens oficiais nunca chegam, fatalmente, vai haver pirataria. E isso é único termômetro do êxito. Você vê resultado corsário de resultado que nunca tem êxito?  Pode ser filme, brinquedo, o que for. Eles inválido para eminente para surfar na vaga certa. 

5 – Eu fui a uma bazar da Cacau Show e vi o ovo de Páscoa da NFL. Falando da NFL, porquê vem sendo essa costura de lida com a lavra americana? 

Enviar da NFL é reportar de uma das formas mais legais de aprender a trabucar a captura de novos fãs. A feição porquê eles enxergam o mercado e olham de agora em diante é um pouco que eu nunca vejo bem na hábito cá no Brasil. Em algumas reuniões eles estão falando de 2030.

Logo, porquê é a feição porquê eles trabalham? É captura de fãs. Eles querem infligir da vigor que eles têm para romper em outros territórios. Quando eles abrem o planta de porquê romper ao fã, o licenciamento é uma das formas. Ele achego no engajamento do fã. Esse exemplo que você citou é o mais lícito. Você entrar na bazar e ser impactado. Uma vez que mensurar a inquisição da comparência da limite? Esse impacto é bem maior do que os royalties em si.

Contudo vamos conversar do mercê que o licenciamento para criar na limite? E esse exemplo que você mencionou é o melhor factível. Você entrar na bazar e se deparar com o resultado. A limite está perto de você. Você nunca estava assistindo a único jogo, você estava caminhando em uma bazar de rua, ou de shopping, e você foi impactado. Eles têm uma encadeamento de estratégias e uma delas é o licenciamento. É estar propínquo do fã através de produtos. As vezes, ele pode nunca saber a NFL, todavia único resultado porquê esse pode ser a porta de aproximação. Ou seja, porquê foi o juízo da NFL quando levamos o pacto? A NFL pensou em levar mais de 150 minibolas de futebol americano para as casas brasileiras. Para eles, o impacto disso é bem maior do que numerário.

Uma coisa que me labareda a educação: a NFL é a fusão mais valiosa do orbe. Isolado que eles têm a humildade de ir detrás do fã. 


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6 – Vamos mirar do assunto de aspecto da tentativa. Quando falamos de licenciamento, vemos uma tangibilização da alvoroço do torcedor, do fã. Uma vez que você consegue avistar essa aberta que o público esportivo nunca está vendo, todavia acaba gerando uma materialização de um pouco físico e palpável que antes quadra uma alvoroço?





Nosso dia a dia, 24 horas, é respirando isso. E num junta nunca é assim. Eles têm várias coisas para matutar ao mesmo período. A gente acaba reunindo notícia de bem fileira, o que proporciona termos uma maior quantidade de dados para ofertar insights para único morro de coisas. Aí começamos a mirar para único fileira que nunca tínhamos pensado. É muita notícia, é bem harmonia, são mais de 100 milénio produtos incorporado da nossa plataforma.

Por exemplo, algumas vezes, clientes me perguntam a cerca de o licenciamento com a limite X, todavia aí quando você faz uma estudo, único diagnóstico de venda, público-alvo, chegamos a retoque que seria melhor ir para o fileira Y. Vou ofertar único exemplo de rodeio às aulas. Se eu tenho o caderno e a letra (lápis, caneta, canetinhas etc). O que é que exiguidade? Mochila. Logo é bem mais fácil para a empresa que tem mochila, encerrar pacto com que já tem esses outros materiais, do que alguém que nunca tem, para o resultado nunca permanecer desembaraçado. 

Sports Licensing & Tailgate Show reúne a indústria do licenciamento esportivo para promover negócios
Difusão / Sports Licensing & Tailgate Show

Sports Licensing & Tailgate Show reúne a indústria do licenciamento esportivo para ocasionar afazeres

7 – Bruno, recentemente você esteve no Sports Licensing & Tailgate Show em Las Vegas, ocorrência de licenciamento esportivo mundial. O que você pode nos expor das próximas tendências deste mercado?

A feira é a associação de empresas licenciadas que atuam com marcas esportivas. Elas se concentram para se descobrir com lojistas. Lá são indústrias de mais de uma limite. Tudo quanto é limite esportiva. De Nascar a golfe. Acolá tem uma coisa que labareda a educação que é o print on demand, que são aqueles produtos que sobranceiro você haver a matéria-prima, porquê camiseta e moletom. Com essas máquinas eles conseguem imprensar bem depressa e já despacham9 para a moradia do comprador. Botafogo está aplicando isso com a Suplente. Acredito que isso é uma habilidade e que muitos clubes estão deixando terçar. 

O esporte tem bem de alvoroço, de instante. E tem coisa que é lícito pra caramba e amanhã já nunca é mais. Se o junta fizer incessantemente o ritual habitual de único licenciamento, de fabrico de indústria, nunca vai funcionar. Tem que haver a casualidade de conceder o resultado então posteriormente do jogo, de único epígrafe, nunca adianta camisa de epígrafe romper uma semana posteriormente, às vezes demorado bem e o time já está em crise de recente. Tem que ser depressa, congénere a NBA. Ganhou o epígrafe, o site já está prestes. E cá no Brasil tem a superstição, aí o director do junta articulação que se fizer a camisa antes do jogo nunca dá tramontana pra equipe. Isso nunca existe. Você ganha o titulo com ou sem camisa. Você tem que estar arranjado para o fã.

* Gilmar Junior é desportista de flag football 8×8 do Brasil Devilz, executivo de marketing na 100 Sports, repórter, profissional em governo e marketing esportivo e está se especializando em governo da tentativa do consumidor

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