NOTÍCIAS DA HORA

México pede vingança às tarifas impostas por Donald Trump

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, pediu no sábado (1º) a implementação de medidas tarifárias e nunca tarifárias em resposta à deliberação dos EUA de utilizar tarifas de 25% a cerca de todos os produtos vindos do México, marcando o simulado abertura de uma batalha mercantil entre os dois países.

Em uma gazeta no X, Sheinbaum disse que o seu administração procurou o conversação em turno do confronto com o seu imediato do setentrião, contudo que o México foi obrigado a contraditar na mesma numerário.

“Instruí meu ministro da Economia a implementar o macio B no qual estamos trabalhando, que inclui medidas tarifárias e nunca tarifárias em resguardo dos interesses do México”, postou Sheinbaum, sem entrar em detalhes a cerca de quais produtos norte-americanos seu administração terá porquê intuito. .

Os Estados Unidos são de distanciado o mercado ádvena mais principal do México, enquanto o México em 2023 ultrapassou a China para se voltar o forçoso desígnio das exportações dos EUA.

O México tem disposto possíveis tarifas retaliatórias contra as importações dos EUA, que variam de 5% a 20%, a cerca de mesocarpo suína, queijo, produtos frescos, apoiado porquê aço e alumínio manufaturados, segundo fontes familiarizadas com o ponto. A indústria automobilística inicialmente ficaria isenta, disseram eles.

As exportações dos EUA para o México representaram mais de US$ 322 bilhões em 2023, mostraram dados do Census Bureau, enquanto os EUA importaram mais de US$ 475 bilhões em produtos mexicanos.

Em sua postagem, Sheinbaum igualmente rejeitou porquê “calúnia” a argumento da Vivenda Branca de que os cartéis do narcotráfico têm uma associação com o administração mexicano, tópico utilizado pela governo do presidente Donald Trump para amestrar por que impôs as tarifas.

Trump disse que as tarifas contra o México se devem ao fracasso do região em refrear a acesso de fentanil nos Estados Unidos, apoiado porquê ao que ele descreve porquê uma transmigração descontrolada.

Sheinbaum igualmente elogiou o registo do seu administração a começar de que assumiu o incumbência em outubro – apreendendo 20 milhões de doses do opióide artificial letal fentanil, salvo retardar mais de 10.0000 indivíduos ligados ao tráfego de drogas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo