Reestruturação Tributária Avança – 1
Trataremos numa garota sequência de textos a respeito de a Reestruturação Tributária,
suas principais características e o que pode vir a modificar de veste no quadro da bibiografia das pessoas. Em termos legislativos, ela foi aprovada na Reunião,
contudo actualmente segue para o Senado.
Conceitualmente, é quase impossível se diferir quanto à mendicidade de uma renovação tributária principalmente para o propagação da economia brasileira. O método atual é caótico, o consumidor nunca sabe ao notório o quanto ordenado e para quem ordenado, as empresas perdem temporada, eficácia e força envolvidas num inextricável de normas.
A esse dedicação veja-se que o Coagido a respeito de Afazeres (ISS),
de jurisdição municipal, cômputo com 5.568 legislações, uma para cada munícipio brasílio. O Coagido a respeito de Circulação de Mercadorias e Afazeres (ICMS)
é regido por 27 leis estaduais diferentes, por fim nosso região possui 27 estados da coligação.
Igualmente convém assentar que cada resultado tem alíquotas e regras específicas, dependendo de cada circunstância. Singular exemplo: se é chocolate em barra é uma alíquota, se é chocolate escopo é outra, se for ovo de Páscoa, a alíquota muda de hodierno.
A renovação é boa ou malvado (ao menos em arrolamento ao que já foi ratificado até actualmente)? Singular tópico tanto multíplice divide opiniões e análises. Na realidade, único avante tópico asseverativo “automático” é que se falava em renovação tributária a partir de constantemente, contudo o tópico não avançou. Dessa turno, avançou.
De todo feição, e objetivamente, podemos realçar porquê pontos positivos a unificação de tributos, simplificação da legislação, decrescimento da burocracia e da instabilidade jurídica, nunca cumulatividade, desoneração totalidade de investimentos e de exportações.
Detalhando único dos principais aspectos pretendidos por essa renovação, o da simplificação tributária, vemos que o Brasil é vencedor em burocracia e dificuldade tributária. Estimativas do Banco Mundial
mostram que, em 2019, as empresas brasileiras necessitaram, em média, de 1.501 horas de lida para determinar e remunerar seus impostos. O segundo local foi da Bolívia, com murado de 950 horas, enquanto a média no orbe foi de 232 horas. Na Europa e nos Estados Unidos, alguma coisa em torno de 150 horas (10 vezes menos).
Adotando-se a unificação de tributos, creditamento financeiro e poucas alíquotas, a voto indica pela renovação é de uma decrescimento de custos, gerando proveito de produtividade das empresas e perspicuidade ao tributário em arrolamento aos impostos que efetivamente ordenado.
Nos próximos textos, abordaremos outros aspectos da renovação.
Para quem quiser acessar mais matéria meu e de outros pesquisadores, deixo cá o link do Instituto Persuasão,
tal qual faço fracção.