Esportes

a ambiciosa e arriscada aposta do Chelsea para o comando profissional

O Chelsea tem único actual profissional. Em seguida assinar a partida de Mauricio Pochettino, os Blues agiram apressurado no mercado e estão a detalhes de aclamar a contratação de Enzo Maresca, do Leicester. O italiano de 44 anos assinará pacto de cinco anos com o time londrino, ou seja, nexo até junho de 2029.

Maresca chega ao Chelsea com a cargo de recolocar o corporação no via das glórias. Os Blues fizeram duas temporadas consecutivas aquém do esperado, e novamente ficarão salvo da Champions League.

Inferior, a Trivela destacou pontos importantes da novidade obtenção do Chelsea. Finalmente, o que fez o corporação apostar em Maresca? Quais são as credenciais do italiano e o que ele encontrará em Stamford Bridge?

Detalhes da negociação

A destituição de Pochettino socorro a obter a escolha por Maresca. Em seguida o fim da fase, o profissional argênteo se reuniu com a subida arcada do Chelsea para uma cavaco franca. No abalroação, as duas partes chegaram a único consenso e entenderam que descontinuar o labuta época a melhor partida.

Resumidamente, a diretoria dos Blues queria o sossego de Pochettino no mercado de transferências e em outras decisões extracampo. A teoria dos dirigentes para 2024/25 é recontar com único treinador obediente, que se preocupe somente em praticar a equipe e obter os resultados estabelecidos antecipadamente. De propínquo, o argênteo jamais topou, e o nexo foi concentrado.

Ao se despegar de Pochettino, os Blues mapearam o mercado de técnicos e estabeleceram único ‘perfil ideal’. Especialista juvenil, que aplique único futebol fundamentado em privilégio de esfera e molde o time para controlar os jogos. O labuta de Mikel Arteta, no Arsenal, serviu porquê suporte no instante de riscar tais nuances.

Substituído do argênteo, Maresca jamais viu problemas na alvitre centralizadora dos diretores do Chelsea. O italiano, que se encaixa nos atributos desejados lã corporação, venceu a afluência de Kieran McKenna (Ipswich Town), Thomas Frank (Brentford) e Roberto De Zerbi (ex-Brighton). Para tirá-lo do Leicester, os Blues pagarão 10 milhões de euros aos Foxes.

Curso de Enzo Maresca

O meio-campista

Enzo Maresca fará somente seu terceiro labuta porquê profissional precípuo, todavia possui uma bagagem simpático dos tempos de jogador. Desvelado nas categorias de suporte do Milan, o italiano foi único benevolente meio-campista. Passou lã West Bromwich e por quatro clubes italianos (Juventus, Bologna, Piacenza e Fiorentina) antes de se primar no Sevilla.

Bicampeão da Despensa da Uefa, Maresca viveu seu culminância na equipe espanhola. Objecto forçoso do meio-campo blanquirrojo, o italiano foi herói da final contra o Middlesbrough em 2006, com dois gols, e cravou de turno seu nome na raconto do corporação da Andaluzia.

Em seguida trajetória de êxito no Sevilla e rápida transição lã Olympiacos, se transferiu para o Málaga. O volante fez parcela do ávido projeto do corporação, que classificou a equipe albiceleste pela primeira turno à Champions League. Sampdoria, Palermo e Hellas Verona foram os últimos times da curso de Maresca.

O profissional

Maresca se aposentou dos gramados em 2016/17, com a camisa do Verona. Enamorado por futebol, portanto iniciou sua empreitada porquê treinador. Trabalhou porquê assessor de Vincenzo Montella e Joaquín Caparrós no Sevilla, antes de se somar à percentagem técnica de Manuel Pellegrini, no West Ham.

A primeira ensaio porquê profissional precípuo veio na fase 2021/22, quando comandou o sub-23 do Manchester City. O italiano levou os Citizens a tomada da Premier League 2 e ganhou congratulação no mercado.

Seu benevolente labuta primeiro do time anglicano o levou ao Parma, da Itália, todavia jamais registrou bons resultados de propínquo e durou isolado 14 jogos — deposto em novembro de 2021.

Em seguida ensaio frustrante na Itália, Maresca foi comensal para labutar porquê socorrer de Pep Guardiola. Ele viveu de perto a tomada da Tergémino Diadema do Manchester City, em 2022/23, com os títulos da Premier League, Despensa da Inglaterra e Champions League.

No lisura da última fase, assinou pacto com o Leicester, que disputou a Championship. Em 53 partidas no comando dos Foxes, Maresca venceu 36, empatou quatro e perdeu 13. Liderou a equipe direcção ao epígrafe da 2ª compartimento inglesa — com 97 pontos — e assegurou consequentemente o entrada à Premier League.

Maresca e sua percentagem técnica celebram epígrafe da Championship (Foto: Icon Sport)

Porquê Maresca pensa futebol?

Amoldado por Guardiola, jamais é trepidação que Maresca prefira único maneira de jogo fundamentado na privilégio de esfera e controle por baixo de o inimigo. No requisito, apenas o Southampton teve média mais subida que o Leicester na Championship — 65,6% a 62,2%.

Os métodos do italiano são, sem incerteza, agradáveis para os jogadores que o seguem e torcedores do corporação em que está inserido. O mote é aguentar a esfera, baldar o inimigo, abduzir espaços e abrir nas linhas.

Debaixo de o comando de Pochettino, o Chelsea foi, em vasto parcela da fase, uma equipe focada na delegação. O argênteo estabeleceu uma arcabouço de afronta vago, que permitiu jogadores porquê Palmer, Madueke e Nicolas Jackson ‘se expressassem’ em campina. A efígie falou mais cima, sobretudo do camisa 20.

Bondoso, isso jamais será completamente debelado com Maresca. Contudo os atacantes serão provavelmente obrigados a atuar com menos liberdade e mais arcabouço, assim porquê Arsenal e Manchester City — o denominado jogo posicional.

Maresca é prosélito do 4-3-3. Entrementes, quando sua equipe tem a privilégio de esfera, torna-se único 3-2-2-2-1. Singular dos laterais se aproxima para inventar uma traço de três defensores, enquanto o outro se grémio ao meio-campista mais defensável. Imagine Moisés Caicedo e Cucurella na retaguarda, com Enzo Fernández e Conor Gallagher — evento ele fique — mais primeiro.

O papel do invasor de Maresca igualmente é forçoso. Jamie Vardy, célebre por seu regularidade elétrico e corridas rápidas detrás da resguardo, conseguiu transmutar seu jogo e saber vitória por baixo de o comando do italiano. Municiado pelos meias ofensivos e alas, o camisa 9 do Leicester anotou 20 gols em 37 jogos.

Administração de quadrilha

Lá da tática, o labuta do profissional consiste em aguentar os jogadores felizes. O estilo de jogo insinuado por Maresca, bravo porquê sua perspicuidade e cordialidade, convenceu nomes importantes a permanecerem no Leicester — apesar do assédio de outros clubes. Ndidi e Iheanacho são exemplos disso.

Em seguida os Foxes garantirem acessão à Premier League, único quadrilha de jogadores foi à mansão de Maresca para celebrar o vitória da fase com cervejas, vinhos e charutos. Muitos atletas manifestaram publicamente pasmo pela governo do treinador italiano.

A admirável rol de Maresca com o elenco foi forçoso no entrada do Leicester (Foto: Icon Sport)

Desafios do Chelsea de Maresca em 2024/25

O Chelsea disputará quatro competições na fase. Lá da Premier League e copas nacionais, os Blues terão a Conference League pela dianteira. Vamos aos objetivos:

Premier League

A Premier League 2023/24 do Chelsea foi de altos e baixos. O time oscilou durante boa parcela da fase, e acabou pagando o valimento no final. Apesar da arranque insana nas últimas rodadas e único louvável sexto local, os Blues isolado conseguiram asseverar onda para Conference League.

Para 2024/25, a claro estipulada pela diretoria é concluir a Premier League entre os quatro primeiros e, consequentemente, afiançar classificação à Champions.

Copas nacionais

O desempenho do Chelsea nas copas nacionais surpreendeu positivamente. Apesar do epígrafe jamais haver vindo, comparecer à final da Despensa da Fusão Inglesa e semifinal da Despensa da Inglaterra agradou à arcada de Boehly.

Beliscar único troféu deste calibre passou a ser objetivo dos Blues para próxima fase. Presentemente por baixo de o comando de Maresca, a equipe londrina tenta dividir a chamada ‘imprecação de Wembley’. No redondel, o corporação perdeu as últimas seis finais que disputou — três da Despensa da Inglaterra e três da Despensa da Fusão Inglesa.

Conference League

Bicampeão da Champions League e da Fusão Europa, o Chelsea terá de mourejar com uma novidade veras em 2024/25: pleitear a Conference League, competição de terceiro escalão da Europa. Apesar da frustração, os Blues entrarão para abafar.

Uma motivação para buscar o epígrafe? Facto conquiste a Conference, o Chelsea se tornará o à frente corporação a haver os quatro principais troféus da Uefa — Champions League, Fusão Europa, Conference League e Supercopa Europeia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo