Esportes

4 principais causas da obituário materna

A melhoria no entrada aos afazeres de saúde pode acudir a sustar a obituário materna (Ilustração: Josep Suria | Shutterstock)

4 principais causas da obituário materna

A óbito materna, que ocorre durante a gravidez, parto ou até 42 dias depois o origem do bebê, é singular direito problema de saúde pública. De consonância com a Organismo Pan-Americana da Saúde (OPAS), todos os dias, aproximadamente 830 mulheres morrem de causas evitáveis relacionadas à prenhez e ao parto em todo o orbe. No Brasil, em 2022, a contribuição de obituário materna voltou aos patamares pré-pandemia, com index de 57 mortes a cada 100 milénio nascidos vivos.

As principais causas de óbitos entre gestantes no nação são a hipertensão gestacional (pré-eclâmpsia), hemorragias pós-parto (com destaque para a atonia uterina), infecções puerperais e tromboembolismo. “Conseguir cada uma dessas condições, inferir porquê preveni-las e haver entrada às opções de cura mais modernos e eficientes são alguns pontos fundamentais para requintar essas estatísticas e coadjuvar vidas, já que muitas dessas mortes são evitáveis”, alerta Fabiana Ruas, ginecologista obstetra e coordenadora da Maternidade do Hospital São Luiz Anália Simples, na zona Nascente de São Paulo.

1. Pré-eclâmpsia

Historicamente, a pré-eclâmpsia é a necessário rudimento de óbito materna no orbe. Caracterizada pela eminência da
pressão arterial durante a prenhez

, a enfermidade pode ser identificada precocemente durante a execução do pré-natal, por conduto da aferição da pressão e crítica durante as consultas.

Entre os principais sintomas estão compaixão de bestunto, compaixão na boca do estômago, alterações na devaneio e apostema dos membros inferiores. “Caucionar singular pré-natal uniforme e ajustado para todas as gestantes, identificar mulheres com maior linha (histórico de pré-eclâmpsia, hipertensão crônica, diabetes, banha, prenhez múltipla, entre outros), alvitrar aspirina em baixa ração a combalir do segundo trimestre para aquelas com linha cima, costume de medicamentos anti-hipertensivos específicos para gestantes e o monitoramento da pressão arterial têm sido fundamentais para a decrescimento das complicações relacionadas à pré-eclâmpsia”, comenta Dra. Fabiana Ruas.

Porquê precaução é capital adotar
hábitos saudáveis durante a gravidez

, com alimento balanceada e hábito de exercícios físicos.

2. Hemorragia pós-parto

Dados do Ministério da Saúde apontam que a hemorragia pós-parto (HPP) é a segunda rudimento de óbito materna no Brasil. Ela ocorre quando há uma detrimento de sangue de 500ml ou mais nas 24 horas seguintes ao parto. “A necessário rudimento de HPP é a atonia uterina, em que o madre nunca se contrai depois o origem do bebê, podendo apresentar grandes riscos para a mãe, porquê a pobreza de transfusão sanguínea, retirada do madre e até a óbito”, explica a ginecologista obstetra.

No arrumação gestacional, o madre concentra uma largo quantidade de sangue. Ao retrair a placenta, a contração do órgão é abonador por “encerrar” os vasos sanguíneos e debutar a coagulação. “No entanto, se isso nunca acontece corretamente, pode levar a singular sangramento desmesurado”, ressalta a médica.

Precaução e cura para a circunstância

A precaução e cura da atonia uterina foram significativamente aprimorados com o propagação de novos medicamentos, tecnologias, técnicas de manejo durante o parto, protocolos de atendimento e capacitação das equipes assistenciais.

“A necessário nova para
cura

da atonia uterina é o Processo JADA, apontado para casos em que a medicação nunca surte o efeito ambicionado. Ele é aplicado facilmente por conduto vaginal e conectado a singular aspirador a vazio, abonador por inventar pressão negativa incluso do madre, reproduzindo o mecanismo fisiológico de contração e auxiliando no controle do sangramento aberrante”, explica a Dra. Fabiana Ruas.

3. Infecções puerperais e tromboembolismo

Essas infecções bacterianas ocorrem no cura reprodutivo da dama depois o parto. Elas podem se desenvolver devido à preâmbulo de bactérias
durante o parto

ou procedimentos médicos, apoiado porquê a ruptura prolongada das membranas amnióticas, hemorragias ou retenção de fragmentos placentários. Se nunca tratadas prontamente, podem levar à septicemia, uma infecção generalizada que compromete múltiplos órgãos e pode ser maléfico. A precaução inclui práticas de limpeza rigorosas durante o parto, o costume melindroso de antibióticos e o monitoramento melindroso da mãe no tempo pós-parto para identificar e sarar precocemente algum vestígio de infecção.

4. Tromboembolismo

O tromboembolismo é uma circunstância ordinário que pode levar à óbito materna durante a prenhez ou no tempo pós-parto. Ela ocorre quando singular coalho de sangue (trombo) se formato em uma veia, frequentemente nas pernas ou na pelve, e após se desloca para outra parcela do corpo por conduto da fluente sanguínea. Se o coalho viaja até os pulmões, resulta em uma embolia pulmonar, que pode ser maléfico se nunca tratada velozmente.

Durante a prenhez, o linha de tromboembolismo aumenta devido a mudanças hormonais e ao acrescento da pressão a cerca de as veias pélvicas e das pernas, principalmente no terceiro trimestre e no tempo pós-parto adjacente. Precaução, diagnóstico extemporâneo e cura ajustado do tromboembolismo são cruciais para recapitular a obituário materna associada a esta circunstância.

Condições que podem ser evitadas

São doenças que podem ser detectadas e
tratadas

precocemente por conduto das consultas pré-natais regulares, que igualmente fornecem singular dimensão para a inclinação a cerca de cuidados com a saúde da mãe e do bebê.

“A maioria das mortes maternas são evitáveis; por isso, é capital a conscientização a cerca de a relevância de elaborar corretamente o pré-natal, já a começar de a invento e orifício da gravidez. Identificar doenças e fatores de linha de formato extemporâneo igualmente permite o planejamento importante para execução de singular parto preso”, orienta a coordenadora da Maternidade do Hospital São Luiz Anália Simples.

Por Samara Meni

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo